Fernando Sarney define data para eleições da CBF; confira

Presidente interino da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Fernando Sarney convocou novas eleições para o cargo máximo da entidade, nesta sexta-feira (16/5). O pleito acontecerá no domingo (25/5).

3 imagens

E convocará novas eleições

Ednaldo Rodrigues foi afastado do cargo
1 de 3

Sarney é o presidente interino da CBF

Lucas Figueiredo/CBF

2 de 3

E convocará novas eleições

Lucas Figueiredo/CBF

3 de 3

Ednaldo Rodrigues foi afastado do cargo

Rafael Ribeiro/CBF

Vice-presidente da entidade, Fernando Sarney assumiu a presidência interina da entidade após o afastamento de Ednaldo Rodrigues da CBF, na última quinta-feira (15/5). As novas eleições irão definir o presidente da confederação para o quadriênio de 2025 a 2029.

Confira o comunicado:

“Em cumprimento à ordem judicial que determinou que fossem convocadas novas eleições o mais rápido possível, informo que amanhã será publicado em jornal de grande circulação o Edital de Convocação para Assembleia Geral Eleitoral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para os cargos de Presidente, 8 (oito) Vice-Presidentes, 3 (três) membros efetivos e 3 (três) membros suplentes do Conselho Fiscal, para o exercício dos mandatos do quadriênio de 2025/2029.

Observando as regras e procedimentos eleitorais previstos no Estatuto da CBF, o processo será conduzido de forma transparente, democrática e participativa, conforme cronograma abaixо:

17.05.2025. Publicação do 1º Edital e Regulamento Eleitoral
18.05.2025 a 20.05.2025. Prazo de Registro de Chapa.
25.05.2025. Assembleia Geral Eleitoral.

Informo, ainda, que a condução do processo eleitoral ficará sob responsabilidade de Comissão
Eleitoral Apartada e Independente, conforme previsão do art. 22, VI, da Lei n’ 9.615/98″. 

Afastamento

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) afastou Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na última quinta-feira (15/5). A decisão foi do desembargador Gabriel Zefiro.

Essa é a segunda vez que Ednaldo Rodrigues foi afastado do cargo. Em 2023, o ex-presidente também foi destituído por meio de uma ação que questionava o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a CBF e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), em março de 2022, que garantiu o cargo de presidente da CBF a Ednaldo Rodrigues por um período de quatro anos.

No processo mais recente, é discutida a validade do documento que reconhece a legalidade da eleição de 2022, na qual Ednaldo Rodrigues foi eleito. A questão é se um dos signatários, Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, tem capacidade mental para o ato, já que passou por uma cirurgia durante tratamento de câncer no cérebro, que teria causado “déficit cognitivo”.

Laudos apontariam demonstram que, desde ao menos 2018, o Coronel Nunes não estava apto mentalmente para celebrar atos da vida civil.



Fonte: Metrópoles

Senadores preparam “arsenal” e levam aos EUA até resposta sobre 25 de Março

A comitiva de senadores que começa a embarcar nesta sexta-feira (25) a Washington, capital dos Estados Unidos, preparou um “arsenal” de dados e argumentos...

Encomendas de bens de capital dos EUA têm queda inesperada em junho

As novas encomendas de bens de capital manufaturados nos Estados Unidos tiveram queda inesperada em junho, sugerindo uma retração nos gastos das empresas com...

Israel e EUA avaliam opções alternativas sobre Gaza e Hamas, diz Netanyahu

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel está considerando “opções alternativas” para resgatar os reféns do Hamas e pôr fim ao regime...