Fraude não começou neste governo, mas irá terminar, diz Alckmin sobre INSS

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), disse em entrevista a jornalistas neste domingo (11) que as fraudes de descontos associativos não autorizados junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não começou no governo atual, mas irá “terminar”.

“Não começou agora [os descontos a aposentados e pensionistas], começou lá atrás, mas vai terminar agora. Os descontos já foram totalmente suspensos, não tem mais nenhum”, disse em evento na capital paulista.

Alckmin reforça aquela que vem sendo a mensagem do governo ao responder sobre o escândalo: de que os descontos não autorizados se iniciaram na década passada e que suas instâncias agiram para revelá-lo.

Na sequência, Alckmin reiterou informações já divulgadas pela gestão federal, como de que o INSS fará a devolução de R$ 292 milhões entre maio e junho — valor referente às mensalidades de abril que, mesmo após o bloqueio, foram descontadas.

O também ministro ainda destacou que a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu o bloqueio de R$ 2,5 bilhões de associações e empresas envolvidas na investigação que poderiam ser utilizados para os ressarcimentos.

O esquema de fraude foi revelado em operação da Controladoria-Geral da União (CGU) e Polícia Federal (PF) no último dia 23. A ação culminou nas trocas das chefias do INSS e do Ministério da Previdência Social, além do afastamento de servidores públicos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fraude não começou neste governo, mas irá terminar, diz Alckmin sobre INSS no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Julgamento Bolsonaro: relembre os principais pontos da acusação

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) começa a julgar nesta terça-feira (2), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus acusados...

Kim Jong-un espera restaurar laços estreitos com a China, diz parlamentar

O líder norte-coreano Kim Jong-un está buscando restaurar laços mais estreitos com a China e garantir apoio econômico ao visitar Pequim esta semana para...

Ativação de gene faz mosca-da-fruta copiar ritual sexual de outra espécie

Há mais de um século como organismo-modelo em vários laboratórios do mundo, a mosca-das-frutas (Drosophila melanogaster) se transformou na “queridinha” dos geneticistas e biólogos....