Fraude no INSS: “Reclame aqui” recebeu 29 mil reclamações em 3 anos, diz PF

Aposentados e pensionistas registraram no site “Reclame aqui” exatas 29.280 reclamações contra descontos associativos.

O levantamento leva em conta um recorte de três anos – entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2024 – e consta no relatório da Polícia Federal (PF) sobre o esquema de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A líder de reclamações foi a Associação de Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos (Ambec), com 7.568 registros. Em seguida, aparece a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares Rurais e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), com 3.726 queixas. A terceira é a Associação dos Aposentados Pensionistas dos Regimes Geral e Próprio de Previdência Social (Universo), com 2.736.

As três entidades constam entre as investigadas pela PF e pela Controladoria-Geral da União (CGU) por descontos irregulares. A CNN aguarda retorno das entidades citadas como líderes de reclamações por descontos ilegais.

“Os dados obtidos indicam uma avaliação pouco satisfatória do serviço prestado por essas entidades”, aponta a Polícia Federal.

Sem resposta

Como mostrou a CNN, aposentados e pensionistas enfrentaram ao longo dos últimos anos dificuldade para questionar sobre descontos indevidos. Sem saber onde recorrer, até a Lei de Acesso à Informação (LAI) foi utilizada para tentar obter respostas, que nunca vieram até a operação “Sem Desconto” ser deflagrada.

Levantamento feito pela CNN junto ao banco de dados da Controladoria-Geral da União (CGU), responsável por centralizar os pedidos da LAI, revela o registro de ao menos 553 ocorrências sobre o assunto desde 2022. Todas minimizadas pelo INSS.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fraude no INSS: “Reclame aqui” recebeu 29 mil reclamações em 3 anos, diz PF no site CNN Brasil.

Cruzeiro x Palestino: veja as escalações para o jogo da Sul-Americana

Cruzeiro e Palestino medem forças nesta quarta-feira (14), às 21h30, em confronto válido pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana 2025....

STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão hacker ao CNJ

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta sexta-feira (9) a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão por invasão...

Demi Lovato se casará com Jordan Lutes ainda neste mês, diz site

A cantora Demi Lovato, 32, e seu noivo, o músico Jordan Lutes, 34, já possuem uma data para casar. Segundo o site TMZ, os...