Globo de Ouro abrirá espaço para podcasts a partir de 2026

A partir da edição de 2026, o Globo de Ouro contará com a nova categoria “Melhor Podcast do ano”. A iniciativa, anunciada nesta quarta-feira (7/5), pretende reconhecer a relevância crescente desse formato na indústria do entretenimento. Tanto produções exclusivamente em áudio quanto aquelas em vídeo poderão disputar o troféu.

A nova categoria será implementada na 83ª edição da cerimônia, prevista para acontecer no dia 11 de janeiro de 2026 e será comandada pela comediante Nikki Glaser, também apresentadora da edição anterior.

Veja as fotos

Divulgação
Podcasts são formatos digitais de programa de rádio, disponíveis na internet sob demandaDivulgação
Reprodução: Robyn Beck/AFP
Estatueta da premiação do Globo de OuroReprodução: Robyn Beck/AFP
Foto: Robyn Beck/AFP
Fernanda Torres vibra com Globo de OuroFoto: Robyn Beck/AFP

Helen Hoehne, presidente do Globo de Ouro, destacou o avanço dos podcasts como meio de expressão artística e construção de comunidades. “À medida que o mundo do entretenimento continua a evoluir, estamos entusiasmados em reconhecer novas formas de contar histórias”, afirmou. Segundo ela, os podcasts ultrapassam barreiras geográficas e geracionais e sua valorização não significa abandonar as categorias tradicionais, mas sim acolher novas vozes.

Serão indicados seis finalistas, escolhidos entre os 25 podcasts mais populares. Ainda não foram divulgadas as métricas que definirão essa popularidade. A organização prometeu revelar em breve os critérios de elegibilidade para a seleção.

O Globo de Ouro se junta a outros prêmios internacionais que vêm atualizando suas categorias. A Academia do Oscar, por exemplo, anunciou que, em 2026, passará a premiar a melhor escalação de elenco. E a partir de 2028, também reconhecerá a melhor direção de dublês, evidenciando uma tendência mais ampla de valorização de aspectos antes invisibilizados na produção audiovisual.



Fonte: Portal LEODIAS

O laranjal do Alan Rick: ação penal no TSE avança e vítima revela “a cachorrada do senador”

A ação penal no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) 0600549-97.2020.6.01.0009 tem movimentações surpreendentes, cinco anos após estourar o escândalo que, segundo o delegado da Polícia...

Sem descanso, João Fonseca estreia com vitória no Masters 1000 de Paris

Embalado após título no ATP 500 da Basileia, João Fonseca manteve a boa fase e estreou com vitória no Masters 1000 de Paris nesta...

Primeira reunião da CPI do Metanol ouve delegado e secretário municipal

O delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Artur Dian, e o secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, serão os primeiros convidados da...