Governo reage a risco de desmatamento apontado pela Comissão Europeia

O governo federal reagiu nesta sexta-feira (23) à nova classificação da Comissão Europeia de risco de desmatamento. O Brasil passou a integrar a posição de “risco médio”.

A medida faz parte da lei antidesmatamento europeia. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que recebeu a notícia “com preocupação”.

“O governo brasileiro reitera seu posicionamento crítico a respeito da lei antidesmatamento europeia”, afirma o Palácio do Itamaraty.

A pasta diz que a medida acarreta em “ônus significativo e desproporcional” aos países que praticam a agricultura de maneira responsável e sustentável” como o Brasil, e que isso poderia resultar em um impacto maior para produtores menores.

“Em especial, é motivo de estranheza que a grande maioria dos países que ainda detêm e preservam as maiores áreas de floresta tropical nativa do planeta tenham sido classificados em categoria de risco superior à de países que praticam agricultura de clima temperado”, continua o comunicado.

O ministério ainda adiciona que a metodologia e as fontes de dados utilizadas para compor a lista dos países serão “examinadas de forma detalhada” pelo governo brasileiro.

Amazônia

O desmatamento na Amazônia teve queda de 5% no período de agosto de 2024 a abril de 2025, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram 2.542 km² desmatados, o melhor resultado desde 2016.

Apesar da redução, abril deste ano registrou um pico: a área desmatada no mês foi 55% maior que em abril de 2024, o que acendeu um sinal de alerta no governo.

O Ministério do Meio Ambiente classificou o pico como atípico e informou que o comportamento do mês está em análise. Para evitar uma possível reversão da tendência de queda, o governo levou o tema à Comissão Interministerial de Prevenção e Controle do Desmatamento, com foco no reforço de ações de fiscalização e prevenção.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo reage a risco de desmatamento apontado pela Comissão Europeia no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Cegueira infantil pode ser evitada com diagnóstico rápido. Veja sinais

Especialistas dizem que a prevenção da cegueira infantil precisa acontecer cedo, ainda nos primeiros meses de vida. O problema tem impacto global. Segundo a...

Especialistas explicam diferenças entre AVC isquêmico e hemorrágico

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais emergências médicas no Brasil e pode deixar sequelas graves quando o atendimento não acontece rapidamente. Apesar...

Maya Massafera revela gasto milionário com cirurgias de transição

Maya Massafera revelou detalhes da sua transição de gênero no programa Sabadou com Virgínia, no sábado (6/12). Entre as informações, ela afirmou ter gastado...