Governo Trump autoriza dispositivos que aceleram disparos de armas

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concordou na sexta-feira (16) em permitir a venda e a posse de dispositivos que permitem que entusiastas de armas convertam rifles semiautomáticos em armas que podem disparar tão rápido quanto metralhadoras.

O acordo foi anunciado pelo Departamento de Justiça para resolver ações judiciais movidas pelo antecessor democrata de Trump, Joe Biden, depois que seu governo proibiu certos “gatilhos de reinicialização forçada.”

“Este Departamento de Justiça acredita que a 2ª Emenda não é um direito de segunda classe”, disse a procuradora-geral Pamela Bondi em um comunicado, referindo-se ao direito constitucional de portar armas. “E estamos felizes por encerrar um ciclo desnecessário de litígio com um acordo que aumentará a segurança pública.”

O acordo foi condenado por Vanessa Gonzalez, vice-presidente de assuntos governamentais e políticos do grupo de controle de armas Giffords, que disse que “o governo Trump acabou de legalizar efetivamente as metralhadoras”

“Vidas serão perdidas por causa de suas ações”, disse ela.

Em 2022, o Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos notificou os licenciados de armas de fogo que havia determinado que alguns desses dispositivos constituíam metralhadoras ilegais de acordo com a Lei Nacional de Armas de Fogo.

Um ano depois, o departamento entrou com uma ação judicial em Nova York contra uma empresa que fabricava e distribuía esses dispositivos em todo o país, a Rare Breed Triggers, o que levou a uma decisão judicial que a impediu de continuar a vendê-los.

Ao tentar impedir a venda de tais dispositivos, o governo Biden citou a frequência com que armas de fogo semiautomáticas do tipo AR-15 foram usadas em tiroteios em massa em todo o país.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo Trump autoriza dispositivos que aceleram disparos de armas no site CNN Brasil.

Gretchen aciona Estatuto do Idoso e promete reviravolta no ‘Power Couple’

Gretchen, aos 65 anos, protagonizou um momento tenso no “Power Couple”. Isso porque ela citou o Estatuto do Idoso durante uma discussão com Talira...

Garota do Momento: Raio-x revela crime de Juliano e desencadeia reviravolta

Em “Garota do Momento”, o suspense atinge seu ápice quando o corpo de Valéria (Julia Stockler) é finalmente localizado, trazendo à tona segredos há...

Não somos o cliente, somos o produto, diz Jonathan Haidt à CNN sobre redes

O psicólogo social Jonathan Haidt, autor do livro A Geração Ansiosa, alertou para os riscos crescentes daquilo que chama de “infância digital desprotegida”, resultado...