Gripe aviária em humanos: saiba o que fazer ao contrair a doença

gripe aviária, também chamada de influenza aviária, é uma doença infecciosa que pode afetar aves e mamíferos, incluindo humanos. A contaminação nesse caso, acontece através do contato desprotegido com aves infectadas ou ambientes contaminados. Saiba quais orientações devem ser seguidas ao contrair a doença.

Ao perceber os sintomas, é fundamental a busca por orientação médica para dar início ao tratamento o quanto antes. Além disso, a notificação dos casos é importante para o controle da transmissão pelas autoridades.

O tratamento da gripe aviária em humanos é feito com o uso de medicamento antiviral, o fosfato de oseltamivir, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas, em casos suspeitos, prováveis ou confirmados.

Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento com o antiviral pode reduzir a duração dos sintomas e o agravamento da doença, e é recomendado por um período mínimo de cinco dias.

Hidratação e repouso também são essenciais durante a recuperação — além de prevenção das formas de transmissão como, por exemplo, com o isolamento do paciente.

Gripe aviária não é transmitida pelo consumo de frango

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gripe aviária em humanos: saiba o que fazer ao contrair a doença no site CNN Brasil.

Cármen Lúcia denuncia racismo contra ministra à Comissão de Ética

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta terça-feira (20), que entrou com um ofício na Comissão de Ética da...

Oposição cobra que diretor da PF seja investigado por blindar irmão de Lula

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição na Casa, disse ter protocolado na última segunda-feira (19) uma representação na Comissão de Ética Pública...

Academia de Ciências critica cortes nas verbas das universidades federais

Junto da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) emitiu na última segunda-feira (19) uma nota pública...