Gripe aviária em humanos: saiba o que fazer ao contrair a doença

gripe aviária, também chamada de influenza aviária, é uma doença infecciosa que pode afetar aves e mamíferos, incluindo humanos. A contaminação nesse caso, acontece através do contato desprotegido com aves infectadas ou ambientes contaminados. Saiba quais orientações devem ser seguidas ao contrair a doença.

Ao perceber os sintomas, é fundamental a busca por orientação médica para dar início ao tratamento o quanto antes. Além disso, a notificação dos casos é importante para o controle da transmissão pelas autoridades.

O tratamento da gripe aviária em humanos é feito com o uso de medicamento antiviral, o fosfato de oseltamivir, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas, em casos suspeitos, prováveis ou confirmados.

Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento com o antiviral pode reduzir a duração dos sintomas e o agravamento da doença, e é recomendado por um período mínimo de cinco dias.

Hidratação e repouso também são essenciais durante a recuperação — além de prevenção das formas de transmissão como, por exemplo, com o isolamento do paciente.

Gripe aviária não é transmitida pelo consumo de frango

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gripe aviária em humanos: saiba o que fazer ao contrair a doença no site CNN Brasil.

Wandinha: 2ª temporada estreia em agosto. Veja o trailer oficial

A Netflix liberou nesta quarta-feira (9) o trailer da nova temporada de Wandinha, estrelada por Jenna Ortega. A segunda leva de episódios chega em...

Cauã Reymond deixa mistério no ar ao falar de romance com Luana Mandarino

Durante intervalo das gravações do remake de Vale Tudo, Cauã Reymond conversou com a repórter Monique Arruda, do portal Leo Dias, e falou sobre...

Rihanna comparece ao enterro do pai, acompanhada de A$AP e dos filhos

Rihanna compareceu ao sepultamento do pai, Ronald Fenty, em Barbados, acompanhada pelo marido A$AP Rocky e pelos filhos RZA e Riot, na terça-feira (8/7). Ronald...