Gripe aviária em humanos: saiba o que fazer ao contrair a doença

gripe aviária, também chamada de influenza aviária, é uma doença infecciosa que pode afetar aves e mamíferos, incluindo humanos. A contaminação nesse caso, acontece através do contato desprotegido com aves infectadas ou ambientes contaminados. Saiba quais orientações devem ser seguidas ao contrair a doença.

Ao perceber os sintomas, é fundamental a busca por orientação médica para dar início ao tratamento o quanto antes. Além disso, a notificação dos casos é importante para o controle da transmissão pelas autoridades.

O tratamento da gripe aviária em humanos é feito com o uso de medicamento antiviral, o fosfato de oseltamivir, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas, em casos suspeitos, prováveis ou confirmados.

Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento com o antiviral pode reduzir a duração dos sintomas e o agravamento da doença, e é recomendado por um período mínimo de cinco dias.

Hidratação e repouso também são essenciais durante a recuperação — além de prevenção das formas de transmissão como, por exemplo, com o isolamento do paciente.

Gripe aviária não é transmitida pelo consumo de frango

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gripe aviária em humanos: saiba o que fazer ao contrair a doença no site CNN Brasil.

Entenda como os hábitos modernos prejudicam a saúde do seu intestino

O ritmo acelerado das cidades transformou completamente a forma como as pessoas comem, dormem e lidam com o próprio corpo. Com prazos curtos, excesso...

Cardiologistas explicam quais são os principais sinais de pressão alta

A pressão alta, ou hipertensão, acontece quando o sangue circula nas artérias com uma força excessiva e constante. Esse aumento pressiona o coração e...

Coliseu Extreme Fight: influenciadores levam rivalidade para evento

A rivalidade entre os humoristas e influenciadores Evoney Fernandes e Marcelinho Johnson vai deixar as telas e ganhar o ringue. Nesta quinta-feira (11/12), os...