Haddad diz estar confiante que inflação vai arrefecer até o fim do ano

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou, nesta sexta-feira (9/5), o resultado da inflação de abril (de 0,43%), maior valor para o mês desde 2023. Para o ministro, o número veio em linha com as projeções do mercado financeiro.

Embora tenha subido, a inflação apresentou certa desaceleração em relação ao mês de março, quando avançou 0,56%. O desempenho foi puxado, principalmente, pelo grupo Alimentação e bebidas, que teve a maior desaceleração no mês.

Otimista, Haddad diz acreditar que o índice inflacionário deve arrefecer até o fim do ano.

A jornalistas, o ministro afirmou que segue confiante que “vamos terminar o ano um pouquinho melhor do que as previsões”, acrescentando que, em 2026, o país estará em uma “situação mais confortável”.

Ao ser questionado sobre o que seria “um pouquinho melhor”, o titular da Fazenda disse estar mais confiante “no arrefecimento da inflação daqui para o final do ano”.

A declaração foi dada durante o lançamento da calculadora de Renda Variável (ReVar), ferramenta desenvolvida em parceria da Receita Federal com a B3 — a bolsa de valores do Brasil. O evento ocorreu em São Paulo, na sede da B3.

Inflação desacelera em abril

A inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi de 0,43% em abril, maior taxa para o mês desde 2023, mas com desaceleração em relação ao mês anterior. Assim, o Brasil tem inflação acumulada de 5,53% — acima do teto da meta, que é de 4,50%.



Fonte: Metrópoles

Neil Young é alvo de processo por nome da banda Chrome Hearts

A lenda do rock Neil Young e sua nova banda, Chrome Hearts, foram processados por violação de marca registrada pela marca de moda de...

Camila Cabello prova comidas brasileiras: “Não consigo parar de comer”

A cantora Camila Cabello, 28, publicou um vídeo no TikTok no sábado (13) provando comidas típicas brasileiras. A artista é uma das atrações do...

Plano de golpe: Moraes negará embargos infringentes, diz especialista

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não deverá ter direito aos embargos infringentes após a condenação de 27 anos e 3 meses de...