Haddad inicia viagem aos EUA para divulgar plano nacional de data centers

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, inicia neste sábado (3) viagem à Califórnia, nos Estados Unidos, para divulgar o plano nacional de data centers.

O primeiro compromisso público de Haddad no território norte-americano será no domingo (4), quando participa de um jantar privado com investidores internacionais, oferecido pelo Milken Institute. Na ocasião, o foco do chefe da pasta econômica deve ser ter um panorama da economia norte-americana.

No cronograma da viagem, estão previstas agendas em Los Angeles e San José, nos EUA, e na Cidade do México, capital mexicana.

O objetivo da viagem será participar da Conferência Global Milken Institute, que será realizada na próxima segunda-feira (5) em Los Angeles. Entre os assuntos que Haddad pretende abordar estão COP30, economia brasileira e global.

O ministro vai aproveitar a viagem para divulgar o plano nacional de data centers. A expectativa é de que o novo marco seja lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste mês. A iniciativa prevê incentivos fiscais, segurança jurídica e regras específicas para o setor.

Além disso, destacam-se entre os compromissos previstos nos EUA reuniões bilaterais com Ruth Porat, CFO do Google, e com Jensen Huang, CEO da Nvidia. Também está marcada uma reunião bilateral com executivos da Amazon.

As reuniões de Haddad com Nvidia e Amazon devem ser concentradas no tema de data centers, conforme apurou a CNN. Já a agenda com o Google deve ser mais ampla, incluindo questões regulatórias.

Durante a viagem, o ministro também participará de um café da manhã que está sendo organizado pela Amcham Brasil. A expectativa é que o encontro reúna empresários brasileiros e representantes dos principais grupos econômicos norte-americanos.

Após as agendas nos EUA, Haddad seguirá para a Cidade do México, onde terá um encontro com Edgar Amador Zamorra, secretário da Fazenda e Crédito Público do país. O encontro tem como foco aprofundar as relações bilaterais entre as nações. Haddad só retorna a Brasília em 8 de maio.

Veja o cronograma:

sábado (3/5):

  • 8h55: Chegada em Los Angeles, nos Estados Unidos.

domingo (4/5):

  • 20h – Jantar privado com investidores internacionais, oferecido pelo Milken Institute.

segunda-feira (5/5):

  • 9h – Reunião bilateral com Ruth Porat, CFO do Google;
  • 10h – Milken Institute Global Conference Sessão privada “Global Investors View: Brazil” – Conversa com Sergio Suchodolski, fellow Milken Institute;
  • 11h30 – Milken Institute Global Conference Sessão pública “Uma conversa com o Ministro da Fazenda do Brasil” – Conversa com Laura Lacey, Milken Institute;
  • 15h – Reunião bilateral com Jensen Huang, CEO da NVIDIA;
  • 15h30 – Visita às instalações da empresa NVIDIA.

terça-feira (6/5)

  • 9h – Mesa Redonda “Breakfast Roundtable with Brazil’s Minister of Finance, Fernando Haddad”, organizada pela Amcham Brasil;
  • 10h30 – reunião bilateral com executivos da Amazon;
  • 21h55 – Chegada à Cidade do México.

quarta-feira (7/5)

  • 9h – Café da manhã com atores econômicos brasileiros no México;
  • 11h – Reunião bilateral com Edgar Amador Zamorra, Secretário da Fazenda e Crédito Público do México.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Haddad inicia viagem aos EUA para divulgar plano nacional de data centers no site CNN Brasil.

Fortes chuvas no Paquistão deixam mais de 300 mortos

Mais de 300 pessoas morreram no Paquistão após dois dias de chuvas intensas e inundações, disseram autoridades no sábado (16). Os esforços de resgate e...

Famosos se dividem entre festa de Marquezine e Anttónia; veja quem foi onde

A noite de sexta-feira (15) foi agitada no Rio de Janeiro e em São Paulo. Enquanto Bruna Marquezine comemorava seus 30 anos na Ilha...

França vai colaborar com EUA para alcançar a paz na Ucrânia, diz Macron

É essencial continuar apoiando a Ucrânia e pressionando a Rússia, disse o presidente francês Emmanuel Macron em um comunicado neste sábado (16), após o...