Haddad se encontra com secretário do Tesouro dos EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu neste domingo (4) com o secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, em meio à guerra comercial deflagrada por Donald Trump e sinais de arrefecimento das tensões com a China.

O encontro foi no hotel Beverly Hilton, na Califórnia, das 11h às 12h (15h às 16h, em Brasília).

Ainda neste domingo, Haddad participa de um jantar da  28ª Conferência Global Instituto Milken, também em Los Angeles.

Foi o primeiro encontro presencial entre os chefes das equipes econômicas do Brasil e dos Estados Unidos no segundo mandato de Trump.

O ministro viajou aos EUA neste sábado (3), para divulgar o plano nacional de data centers.

No cronograma da viagem estão previstas agendas em Los Angeles e San José, nos EUA, e na Cidade do México, capital mexicana.

O objetivo da viagem será participar da Conferência Global Milken Institute, que será realizada na próxima segunda-feira (5) em Los Angeles. Entre os assuntos que Haddad pretende abordar estão COP30, economia brasileira e global.

O ministro vai aproveitar a viagem para divulgar o plano nacional de data centers. A expectativa é de que o novo marco seja lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste mês. A iniciativa prevê incentivos fiscais, segurança jurídica e regras específicas para o setor.

Além disso, destacam-se entre os compromissos previstos nos EUA reuniões bilaterais com Ruth Porat, CFO do Google, e com Jensen Huang, CEO da Nvidia. Também está marcada uma reunião bilateral com executivos da Amazon.

As reuniões de Haddad com Nvidia e Amazon devem ser concentradas no tema de data centers, conforme apurou a CNN. Já a agenda com o Google deve ser mais ampla, incluindo questões regulatórias.

Durante a viagem, o ministro também participará de um café da manhã que está sendo organizado pela Amcham Brasil. A expectativa é que o encontro reúna empresários brasileiros e representantes dos principais grupos econômicos norte-americanos.

Após as agendas nos EUA, Haddad seguirá para a Cidade do México, onde terá um encontro com Edgar Amador Zamorra, secretário da Fazenda e Crédito Público do país. O encontro tem como foco aprofundar as relações bilaterais entre as nações. Haddad só retorna a Brasília em 8 de maio.

Existe um problema estrutural na economia do mundo, diz professor

*Com informações de Vitória Queiroz, da CNN em Brasília

Este conteúdo foi originalmente publicado em Haddad se encontra com secretário do Tesouro dos EUA no site CNN Brasil.

Bella Campos no show de Lady Gaga: saiba quanto custou o look da atriz

O sábado (3) ficou marcado como uma noite histórica na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com o show gratuito de Lady Gaga...

Virginia Fonseca expõe motivo de briga com Zé Felipe que levou à separação

Pela primeira vez, Virginia Fonseca abriu o jogo sobre o episódio que quase colocou um ponto final em seu casamento com Zé Felipe. No...

Cristo Redentor recebe projeção emocionante em despedida ao Papa Francisco

O Cristo Redentor teve uma iluminação diferente na noite deste domingo (4/5), que marca o fim do período “Novendiali”, nove dias dedicados à oração...