Ícone modernista, Palácio Capanema é reinaugurado no Rio

O emblemático e suntuoso Edifício Gustavo Capanema, no coração da cidade do Rio de Janeiro, símbolo arquitetônico e cultural do Brasil, foi reinaugurado nesta terça-feira (20).

O Palácio Capanema, como ficou conhecido, estava fechado para obras desde 2019 e, agora, volta a receber o público e abrigar equipes de instituições ligadas ao Ministério da Cultura.

O prédio com 16 andares, erguido no período que coincide com o Estado Novo, entre os anos de 1937 e 1945, já foi sede dos ministérios da Educação e da Saúde e, hoje, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da reinauguração ao lado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, entre outras autoridades, artistas, personalidades e convidados.

 

O evento de reinauguração do Capanema também teve a entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC) a personalidades e instituições brasileiras. O prêmio é a maior honraria do setor cultural do país. A premiação estava suspensa desde 2019 e, neste retorno, celebra as quatro décadas de criação do Ministério da Cultura, com o tema “40 anos do MinC: Democracia e Cultura”.

“É preciso lembrar, sempre e sempre, da extraordinária contribuição da cultura para a defesa da democracia”, afirmou Lula em discurso no evento.

“A cultura de um povo é uma força coletiva tão poderosa que estará sempre na linha de frente de resistência contra todo e qualquer regime de exceção”, acrescentou.

Capanema

O Palácio Capanema foi reinaugurado após uma ampla obra de conservação e modernização conduzida pelo Iphan dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

As obras receberam investimento de R$ 84,3 milhões e incluíram a modernização das instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, de climatização e de combate a incêndios, além da recuperação do mobiliário original, restauração das luminárias, persianas e dos jardins projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx.

O prédio também ganhou um novo sistema de vigilância. Até o segundo semestre, as obras de arte também passarão por restauros. Toda a intervenção está sendo conduzida pelo Iphan, respeitando as características históricas e arquitetônicas do prédio.

A nova proposta para o palácio concilia espaços culturais e áreas abertas à visitação pública (60% do prédio) com os escritórios do MinC e suas entidades vinculadas (40%).

Entre os destaques, está a transformação do chamado “pavimento do ministro” em área visitável e a criação de um espaço multiuso no nono andar, além da preservação de ambientes emblemáticos como o Auditório Gilberto Freyre e a Biblioteca Euclides da Cunha. Além disso, estão previstos para a cobertura um restaurante e um café.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ícone modernista, Palácio Capanema é reinaugurado no Rio no site CNN Brasil.

Tiroteio deixa cinco feridos nas proximidades da Arena do Grêmio

Cinco homens ficaram feridos após serem baleados durante um tiroteio nas proximidades da Arena do Grêmio, em Porto Alegre, na noite desta terça-feira (20). O...

Israel prepara possível ataque às instalações nucleares do Irã, diz fonte

Os EUA obtiveram novas informações de inteligência sugerindo que Israel está se preparando para atacar instalações nucleares iranianas, mesmo com o governo Trump buscando...

São Paulo volta a vencer Náutico e avança às oitavas da Copa do Brasil

O São Paulo confirmou nesta terça-feira (20) sua vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Com autoridade, venceu o Náutico por 2...