Índices acionários chineses têm leve baixa antes de negociações comerciais

Os índices acionários da China tiveram leve baixa nesta sexta-feira (9), reduzindo os ganhos da semana, à medida que os investidores aguardavam as próximas negociações comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

O índice SSEC, em Xangai, caiu 0,3% e o índice CSI 300 recuou 0,17%, depois de ambos terem se movimentado em faixas estreitas ao longo do dia.

O índice Hang Seng, referência de Hong Kong, fechou em alta de 0,4%, depois de oscilar entre ganhos e perdas, ficando próximo à máxima de cinco semanas.

O sentimento foi de cautela antes da conversa sobre comércio entre a China e os Estados Unidos neste fim de semana na Suíça, onde as principais autoridades econômicas e comerciais dos dois países devem tomar medidas para esfriar uma guerra tarifária que tem perturbado a economia global.

A China tem plena confiança em sua capacidade de gerenciar as questões comerciais com os EUA, disse a vice-ministra das Relações Exteriores, Hua Chunying, um dia antes do início das negociações comerciais.

Na quinta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que espera negociações substanciais entre as duas maiores economias do mundo, sinalizando que as tarifas punitivas de 145% dos EUA sobre os produtos chineses podem ser reduzidas.

“A redução das tarifas, se concretizada, seria um grande fator positivo para as ações chinesas. Entretanto, acreditamos que o processo de negociação poderá ser demorado, com altos e baixos”, disseram analistas do Morgan Stanley.

Ainda assim, o CSI 300 subiu 2% nesta semana, seu melhor desempenho desde meados de janeiro, uma vez que as medidas de estímulo de Pequim antes das negociações comerciais ofereceram algum alívio.

Enquanto isso, o Hang Seng avançou pela quarta semana em sua mais longa sequência de vitórias desde fevereiro, quando a startup chinesa DeepSeek surpreendeu os investidores e levou as ações de tecnologia a fortes ganhos.

Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,56%, a 37.503 pontos.

Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,40%, a 22.867 pontos.

Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,30%, a 3.342 pontos.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,17%, a 3.846 pontos.

Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,09%, a 2.577 pontos.

Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 1,81%, a 20.915 pontos.

Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,73%, a 3.876 pontos.

Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,48%, a 8.231 pontos.

68% dos trabalhadores estão insatisfeitos com salário, diz Serasa

Este conteúdo foi originalmente publicado em Índices acionários chineses têm leve baixa antes de negociações comerciais no site CNN Brasil.

BBB 26: Chaiany cai no choro após ser eliminada da Prova do Líder

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:1dcb0419-00da-4969-8e83-f0d864281dd5-35" data-testid="conversation-turn-22" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Chaiany foi a primeira participante a deixar a 5ª Prova do Líder do BBB 26, que é...

O Grande Debate: Que sinal o STF dá com saída de Toffoli do Caso Master?

O comentarista José Eduardo Cardozo e a ex-senadora Ana Amélia Lemos discutiram, nesta quinta-feira (12), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às...

Master: Parece que maior preocupação do STF é proteger os seus, diz Creomar

A postura do STF (Supremo Tribunal Federal) no caso do Banco Master tem gerado críticas. Em entrevista ao WW, Creomar de Souza, CEO da...