Inelegível, Zambelli transfere redes e lança mãe e filho à política

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) resolveu “transferir” seus perfis nas redes sociais para a mãe e lançá-la à política, sob o argumento de que há um “cenário de perseguição”.

Zambelli anunciou que Rita, sua mãe, é sua pré-candidata à Câmara dos Deputados em 2026. Além dela, João, seu filho, também foi colocado como pré-candidato a vereador de São Paulo em 2028.

“Justamente para dar continuidade a essa luta que é de toda nossa família e de milhões de brasileiros que se recusam a se curvar diante do autoritarismo”, afirmou Zambelli em nota publicada nas redes, nesta sexta-feira (30).

Em 2022, Zambelli foi reeleita deputada com a segunda maior votação de São Paulo (946,2 mil votos), atrás de Guilherme Boulos (PSOL; 1 milhão) e à frente de Eduardo Bolsonaro (PL; 741,7 mil).

Em meados do mês, Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos.

A Primeira Turma do STF também determinou a perda do mandato. A defesa apresentou embargos de declaração contra a decisão, um recurso que não altera a condenação, mas a adia o trânsito em julgado do processo.

O Plenário do STF também já tem maioria para condenar Zambelli pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, com pena de 5 anos e três meses de prisão. Um pedido de vista, porém, adia a conclusão do processo.

Na Justiça Eleitoral, Zambelli também foi condenada, em segunda instância, à inelegibilidade e à perda do mandato. Há recurso em andamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

“Caso se confirme minha inelegibilidade, há o risco de que tentem me silenciar, inclusive nas redes”, afirmou Zambelli na nota publicada nesta quinta.

“E, como minha mãe sempre foi ativa, firme e atuante, tomei essa decisão de forma transparente, responsável e absolutamente legítima”, acrescentou.

Na família, Carla já conta com o irmão Bruno (PL-SP) atuando como deputado estadual. Ele foi o quarto mais votado em 2022 em São Paulo, com 235,3 mil votos.

Oportunista e sob o maior estelionato eleitoral da história, Bocalom confunde o povo mostrando casas do “Minha Casa, Minha Vida”, sem agradecer a...

Depois de fracassar no projeto denominado 1001 dignidades, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, enta confundir a população ao mostrar as residências do...

Superlotação nas UPAs: o que explica filas e longas esperas no DF

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Distrito Federal enfrentam uma rotina constante de superlotação. Em todas as regiões, pacientes aguardam horas por atendimento,...

Implante de retina devolve parte da visão a pessoas com cegueira

Pessoas que perderam a visão por degeneração macular relacionada à idade (DMRI) voltaram a enxergar parcialmente graças a um implante de retina desenvolvido por...