INSS: dificuldade para contabilizar vítimas de fraude atrasa ressarcimento

Uma das dificuldades apontadas pela Controladoria Geral da União (CGU) para definir a forma de ressarcimento dos aposentados é que, até agora, não foi possível estimar um número correto de pessoas que foram lesadas pelo esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com fontes ouvidas pela CNN, as investigações ainda precisam sanar dúvidas básicas sobre o esquema antes que seja possível definir o valor de ressarcimento dos idosos.

Segundo um dos relatórios produzidos pela CGU, além dos descontos irregulares, sem autorização de aposentados e pensionistas, entidades investigadas pela Polícia Federal (PF) estavam descontando percentuais acima daqueles constantes em supostas autorizações de pagamento.

Com esse entrave, o governo federal ainda não tem um formato para o plano de ressarcimento de valores. Na terça-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderou uma reunião no Palácio do Planalto para discutir uma estratégia. O encontro, porém, terminou sem um anúncio.

Nos bastidores, auxiliares de Lula admitem que a definição de um plano é a prioridade número um do governo para tentar contornar a crise.

Apesar da pressa para resolver a questão e das promessas feitas pelo novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, de que o ressarcimento será feito diretamente na conta onde os beneficiários recebem os pagamentos previdenciários, os participantes da reunião não chegaram num consenso sobre como custear o valor da devolução do dinheiro desviado.

No momento, a principal proposta é a de usar os bens apreendidos para custear a operação. A principal ponderação em torno dessa ideia é que o valor pode não ser suficiente para devolver todo o valor roubado.

Uma nova reunião está marcada para esta quarta-feira (7) com integrantes do INSS, do Ministério da Previdência Social e do Palácio do Planalto para tentar avançar em uma solução.

Este conteúdo foi originalmente publicado em INSS: dificuldade para contabilizar vítimas de fraude atrasa ressarcimento no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Acareação do caso Master preocupa a Polícia Federal

A determinação do ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), para realização de uma acareação entre figuras centrais do caso Banco Master, como...

Ex-BBBs Laís Caldas e Gustavo Marsengo revelam sexo do primeiro filho

Os ex-BBBs Laís Caldas, 34, e Gustavo Marsengo, 35, anunciaram em um chá revelação nesta terça-feira (23) o sexo de seu primeiro filho e compartilharam...

Flávio Bolsonaro relata conversa com Tarcísio: “Mais junto do que nunca”

O senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou ter recebido, nesta quarta-feira (24), uma ligação do governador de São Paulo,...