INSS perguntará se desconto foi autorizado ou não a beneficiários no dia 14

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a perguntar, a partir da próxima quarta-feira (14), se aposentados e pensionistas autorizaram os descontos de mensalidades associativas que aparecem em suas folhas de pagamento.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (8) pelo novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, durante coletiva de imprensa. Segundo ele, os aposentados e pensionistas poderão indicar as informações por dois canais oficiais: o aplicativo “Meu INSS” e a Central de Atendimento 135.

“No dia dia 14, vai ser disponibilizado dois canais para que essa pessoa tenha a informação de qual associação ela teve esse desconto e qual o valor descontado. Meu INSS e Central de Atendimento 135, única e exclusivamente”, afirmou Waller.

No dia 23 de abril, a Polícia Federal e a CGU deflagraram a Operação Sem Desconto, que revelou um esquema que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões de aposentadorias e pensões entre 2019 e 2024.

De acordo com as investigações, foram identificados descontos associativos em aposentadorias e pensões que não foram autorizados. Os valores são pagos mensalmente a entidades e sindicatos que representam os aposentados e pensionistas.

Por conta da operação, foram afastados cinco servidores do INSS e um policial federal por determinação judicial.

*Em atualização

Este conteúdo foi originalmente publicado em INSS perguntará se desconto foi autorizado ou não a beneficiários no dia 14 no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Novo queridinho de Hollywood? Wagner Moura estampa capa de revista dos EUA

O ator Wagner Moura (“O Agente Secreto”) está na capa do The Hollywood Reporter ao lado de astros da indústria: Adam Sandler (“Jay Kelly”), Dwayne...

Messias entra ano com missão de virar votos no Senado

O advogado-geral da União, Jorge Messias, inicia 2026 com uma missão crucial: conquistar apoio suficiente no Senado Federal para garantir sua aprovação como ministro...

EUA dizem ter frustrado possível ataque na véspera do Ano Novo

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos disse nesta sexta-feira (2) que frustrou um suposto plano para um ataque inspirado no Estado Islâmico com...