INSS: PF apreende com Stefanutto anotações sobre “Agradecer o CNPS”

A Polícia Federal apreendeu no apartamento do ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alessandro Stefanutto, em Brasília, anotações à mão que serão investigadas, para averiguar se têm elo com a fraude bilionária que prejudicou milhões de aposentados e pensionistas. Em um dos manuscritos, há uma mensagem que diz: “Agradecer o CNPS”, com uma seta indicando o número de “150.000.000”.

O CNPS seria uma referência ao Conselho Nacional de Previdência Social, que define regras e políticas sobre pagamentos de benefícios e investigações internas sobre fraudes.

As anotações estavam em um documento sobre o decreto 11.647, de agosto de 2023, que instituiu um grupo de trabalho para “formulação de propostas que contribuam para a melhoria das bases de dados e da gestão dos processos e sistemas corporativos referentes aos benefícios operacionalizados pelo INSS”.

O decreto foi publicado na gestão do ex-ministro Carlos Lupi (PDT) e trata da modernização dos sistemas do INSS e do Dataprev – empresa de tecnologia e informações da Previdência.

O “agradecer” entre aspas chamou a atenção de investigadores. A PF analisa se a informação numérica diz respeito a repasse financeiro legal ou ilegal. Neste caso, os investigadores querem esclarecer se o número de “150.000.000” seria de R$ 150 mil ou R$ 150 milhões.

No bojo das investigações, a PF também apreendeu anotações que sugerem pagamento de propina para a antiga cúpula do instituto. As apreensões foram realizadas em uma empresa de Antônio Carlos Camilo Antunes, apontado como lobista e chamado de “Careca do INSS” pela PF.

Segundo fontes com acesso ao caso, as anotações mostrariam o percentual de 5% ao lado do nome “Stefa” e também de “Virgílio”, que, segundo agentes da investigação, seriam indicativos de repasses financeiros ao ex-presidente do INSS e ao ex-procurador-geral do órgão. A informação foi revelada pelo O Globo e confirmada pela CNN.

Reuniões e atas

Em junho de 2023, o CNPS barrou investigação a respeito de denúncias de fraudes nos descontos dos aposentados. A PF não descarta que essas anotações tenham ligação com as reuniões do conselho.

Na época, Stefanutto era diretor de Finanças e Logística do INSS. No mês seguinte, tornou-se presidente, por decisão de Lupi. Ele foi afastado da presidência do INSS por determinação da Justiça, a pedido da PF, e demitido no mesmo dia pelo governo.

A CNN aguarda manifestação da defesa do citado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em INSS: PF apreende com Stefanutto anotações sobre “Agradecer o CNPS” no site CNN Brasil.

Ator que morreu em 2024 vai estar na próxima novela da Globo. Entenda!

Os fãs da ator Thommy Schiavo, que morreu aos 39 em julho do ano passado, vão poder matar a saudade de vê-lo nas telinhas...

Fim? Débora Nascimento deixa de seguir Allan Souza meses após assumir romance

Parece que o romance entre Débora Nascimento e Allan Souza Lima pode ter chegado ao fim — ou, ao menos, entrado em um novo...

Em meio à polêmica com a nora, Angélica surge em jantar ao lado das amigas

A apresentadora Angélica, de 51 anos, aproveitou a noite de quarta-feira (7/5), para espairecer com algumas amigas, após precisar se posicionar sobre a confusão...