Ícone do site O SERINGAL

Ipiranga, Arte Contemporânea e mais: veja museus para visitar em SP

O Dia Internacional dos Museus é comemorado neste domingo (18). A Universidade de São Paulo (USP) administra espaços dedicados à promoção e preservação da memória, ciência e cultura.

A maioria, localizada na capital paulista, está aberta para visitação do público. Veja abaixo:

Museu do Ipiranga


Museu do Ipiranga é considerado um dos principais de SP • Victoria Nogueira Rosa/Colaboração para a CNN Brasil

O Museu do Ipiranga é a sede do Museu Paulista na cidade de São Paulo. A instituição é especializada em história e cultural material.

O edifício em que hoje estão instaladas as exposições e espaços para atividades educativas e culturais foi projetado para ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência, em 1822. O edifício foi construído entre 1885 e 1890.

Em 1895, o recém-criado Museu do Estado (Museu Paulista) foi transferido para o monumento.

Museu da Educação e do Brinquedo

Localizado na Faculdade de Educação da USP, o Museu da Educação e do Brinquedo foi criado em 1999. O acervo reúne itens que são datados do início do século 20.


Museu da Educação e do Brinquedo está localizado dentro do campus São Paulo da USP • Divulgação/MEB FEUSP

Museu de Anatomia Humana

O MAH conta com um acervo de mais de 300 peças anatômicas em sua exposição permanente. As peças, por sua vez, são expostas de forma a mostrar técnicas especiais e os sistemas do corpo humano.

Também são mostradas as fases do desenvolvimento humano normal e algumas peças da coleção de anomalias do desenvolvimento.


MAH conta com um acervo de mais de 300 peças anatômicas • Marcos Santos/USP Imagens

Museu de Anatomia Veterinária

Foi criado em 1984, a partir da institucionalização das coleções de peças anatômicas existentes na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (MAV) desde a década de 1930.


Conjunto de cinco exemplares do Museu preparados com diferentes técnicas de conservação. • Wagner Souza e Silva

O acervo conta com uma coleção de 891 itens, entre dados e fotos de esqueletos, modelos anatômicos e animais preservados. Ao todo, são 237 espécies representadas no Museu.

Museu de Arqueologia e Etnologia

Criado em 1989, o Museu de Arqueologia e Etnologia conta com um acervos de artefatos arqueológicos e etnográficos composto por mais de 150 mil peças.


Museu de Arqueologia e Etnologia foi fundado em 1989 • Raphael Berthoud/USP Imagens

Museu de Arte Contemporânea

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) foi criado em 1963 quando a USP recebeu o acervo do antigo MAM de São Paulo, formado pelas coleções do casal de mecenas Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo, pelas coleções de obras adquiridas ou recebidas em doação durante a vigência do antigo MAM e pelos prêmios das Bienais de São Paulo, até 1961.


Acervo do MAC USP é composto por mais de 10 mil itens • Marcos Santos/USP Imagens

Instalado em um complexo arquitetônico criado nos anos 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer e equipe, a instituição conta comum acervo de cerca de 10 mil obras, entre pinturas, gravuras, tridimensionais, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações.

Museu Oceanográfico

Fundado em 1988, o local tem como objetivo difundir a ciência dos oceanos e as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Oceanográfico. O público pode conferir exposições voltadas à dinâmica, a estrutura e a biodiversidade dos oceanos, além dos aspectos da ciência oceanografia.


Museu Oceanográfico tem o objetivo de difundir a ciência dos oceanos e as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Oceanográfico • Marcos Santos/USP Imagens

Museu de Zoologia

O Museu de Zoologia teve seu início na década de 1890 quando diversas coleções formaram o Museu Paulista. Atualmente, a instituição conta com um dos maiores acervos zoológicos da América Latina.


Museu de Zoologia conta com acervo de espécies extintas • Divulgação/MZUSP

São mais de 10 milhões de exemplares preservados. Entre eles, há espécies extintas. O patrimônio é fonte de dados nos estudos da biologia evolutiva, paleontologia, ecologia, e biologia molecular.

Museu de Geociências

O acervo do Museu de Geociências conta com áreas de geologia, mineralogia e paleontologia. Desde 1991, a instituição ocupa uma área de 550 m² dentro do Instituto de Geociências da USP.


Museu de Geociências da USP disponibiliza tour virtual • Divulgação

USP é a única latino-americana no top 150 de maior reputação

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ipiranga, Arte Contemporânea e mais: veja museus para visitar em SP no site CNN Brasil.

Sair da versão mobile