Lula assina medida que zera conta de luz para 60 milhões de brasileiros. Entenda!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (21), uma medida provisória (MP) que amplia a isenção na conta de luz para famílias de baixa renda. Por se tratar de uma MP, a medida tem efeito imediato, mas ainda precisará ser aprovada pelo Congresso Nacional para se tornar definitiva.

De acordo com o Governo Federal, cerca de 60 milhões de brasileiros devem ser beneficiados. A expectativa é que os impactos da medida sejam sentidos no prazo de até 40 dias.

Veja as fotos

Governo Lula isenta conta de luz para milhoes de brasileiros com baixa renda
Reprodução: Instagram/Lula
Lula discursando no evento em registro da equipe de redes sociais do Governo FederalReprodução: Instagram/Lula
Foto: Ricardo Stuckert
Lula na “Marcha dos Prefeitos” de 2025Foto: Ricardo Stuckert
Reprodução: YouTube
Governo Lula anuncia investimentos da China no BrasilReprodução: YouTube
Reprodução
Presidente Luiz Inácio Lula da SilvaReprodução

Quem tem direito à isenção na conta de luz?

A medida prevê isenção total da conta de luz para consumidores que utilizem até 80 kWh por mês, desde que atendam aos seguintes critérios:

  • Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; 
  • Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a pessoas com deficiência ou idosos; 
  • Famílias indígenas ou quilombolas registradas no CadÚnico; 
  • Famílias do CadÚnico que vivem em áreas isoladas, atendidas por sistemas de geração off-grid (fora da rede elétrica convencional). 

O consumidor só pagará pela energia que exceder o limite de 80 kWh mensais.

Impacto financeiro e distribuição de custos

O governo Lula calcula que o custo da medida será de aproximadamente R$ 3,6 bilhões por ano. Esse valor será compensado por meio de repasses aos demais consumidores, o que deve gerar impacto nas tarifas.

Atualmente, a Tarifa Social de Energia Elétrica já beneficia cerca de 40 milhões de pessoas, oferecendo descontos de até 65%. Para famílias indígenas e quilombolas, o desconto chega a 100%, limitado a um consumo mensal de até 50 kWh.

Efeitos para os consumidores e o mercado

Segundo um estudo da consultoria Volt Robotics, a proposta de reforma no setor elétrico pode reduzir a conta de luz em até 16% para pequenos consumidores, como residências e pequenos comércios.

Por outro lado, o impacto será inverso para grandes consumidores, como indústrias e empresas ligadas à rede de média e alta tensão. Para esse grupo, a conta de energia pode subir até 12%, incluindo os chamados autoprodutores.



Fonte: Portal LEODIAS

Zoológico reabre após ficar 2 meses fechado por foco de gripe aviária no RS

O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), reabriu ao público, nesta quinta-feira (31), com entrada gratuita. O...

William Bonner lembra cenas de sexo explícito passando na redação: “Pânico”

O jornalista William Bonner, 61, lembrou sua reação ao ver cenas de sexo explícito sendo exibidas na antiga redação do Jornal Nacional, da TV...

Detentos cultivam mais de 50 mil mudas para COP30 em Belém

A 100 dias da COP30, que será realizada em Belém (PA), detentos da Unidade de Reinserção de Regime Semiaberto (URRS), em Santa Izabel do...