Maio Cinza: especialista esclarece algumas dúvidas sobre o câncer no cérebro

A campanha Maio Cinzento é importante para consciencializar a sociedade sobre os tumores cerebrais e da medula espinal, que fazem parte do câncer do sistema nervoso central (SNC).

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tumor cerebral ocupa a 11.ª posição entre os tipos de câncer mais frequentes no Brasil e por isso precisa de um diagnóstico precoce.

Veja as fotos

Reprodução
Reprodução
Divulgação
Divulgação
Reprodução Mondevi
Reprodução Mondevi

Quando ocorre um tumor cerebral, há um crescimento anormal de células dentro do crânio, o que pode afetar as células normais do cérebro. Pode ser benigno (de crescimento lento ou menos agressivo) ou maligno (cancerígeno, de crescimento rápido ou mais agressivo).

Segundo o oncologista Marcos Saramago, do Hospital Icaraí, o cérebro pode até ser um órgão complexo, mas os tumores mais comuns tendem a ser repetitivos.

Confira algumas dúvidas esclarecidas pelo especialista:

1 – O estilo de vida ajuda?
Viver bem ajuda sempre — corpo são, mente sã, cérebro feliz. Comer bem, dormir o suficiente, evitar o estresse e substâncias ilícitas. Tudo isso protege o cérebro. Mas, mesmo fazendo tudo certo, alguns tumores podem aparecer.

2 – Existem sinais de alerta?
Mudanças de comportamento, esquecimentos fora do habitual, visão turva, convulsões e fraqueza num dos lados do corpo. Se o corpo começar a dar esses sinais, é bom prestar atenção.

3 – Dor de cabeça constante pode ser um sinal?
Sim. Aquela dor de cabeça persistente, diferente do habitual, que não melhora com nada ou que muda de padrão e vem acompanhada de enjoo, visão turva ou que até acorda a pessoa durante a noite. É hora de consultar um médico. Não é preciso entrar em pânico a cada dorzinha, mas se ela é constante, é melhor investigar.

4 – Homens e mulheres são afetados de modo semelhante?
Este tipo de câncer ocupa a décima posição entre os tumores mais frequentes nas mulheres brasileiras e a décima primeira entre os homens.

5 – Existe um tumor mais comum em homens e outro em mulheres?

Existe, sim. O glioblastoma é mais frequente no sexo masculino, enquanto os meningiomas são mais comuns nas mulheres. No entanto, o aparecimento de tumores nem sempre segue uma lógica clara. Por isso, todos devem estar atentos.

6 – Há como prevenir?

Infelizmente, ainda não existe uma forma certa de evitar. O que podemos fazer é cuidar da saúde em geral e estar atentos aos sinais do corpo.

7 – Como é feito o diagnóstico de um câncer no cérebro?
Começa no consultório, com uma avaliação médica. Se houver suspeita, segue-se uma série de exames: tomografia, ressonância magnética… e, em alguns casos, evolui-se para uma biópsia, para avaliar melhor o que está “fora do normal”.

8 – Existe exame preventivo para o câncer cerebral?

Infelizmente, não. Por isso, o ideal é estar atento aos sinais. Se algo parecer estranho, fora do habitual, não espere: investigue. Afinal, ninguém conhece melhor o seu corpo do que você.



Fonte: Portal LEODIAS

Flamengo vence Bahia, mantém 100% contra Ceni e vira líder do Brasileirão

O Flamengo segue sem saber o que é perder pontos contra Rogério Ceni. Na noite deste sábado (10), no Maracanã, o Mengão venceu o...

Putin diz que Rússia está pronta para “conversas diretas” com Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, propôs “conversas diretas” com a Ucrânia na quinta-feira (15), em Istambul, na Turquia, em busca de um cessar-fogo entre...

Caike Pro fica fora do top 5 em Pittsburgh e não ganha vaga no Mr. Olympia

O fisiculturista Caike Pro ficou fora do top 5 do torneio Pittsburgh Pro, realizado nos Estados Unidos, neste sábado (10). A disputa marca a estreia...