MG decreta emergência em saúde pública por aumento de doenças respiratórias

O Governo de Minas Gerais decretou emergência em saúde pública, nesta sexta-feira (2), devido ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado.

A ação é mais um desdobramento da preparação feita pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que tem como objetivo enfrentar doenças respiratórias típicas do outono e inverno.

Até o último dia 24 de abril, o número de internações por SRAG chegou a 26.817, enquanto 397 mortes foram registradas, apenas em 2025.

O decreto, válido por 180 dias, permite a adoção imediata de ações administrativas e assistenciais, ampliando a capacidade de resposta do Governo, como a contratação de profissionais e aquisição de insumos.

A medida também prevê a criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde por Síndrome Respiratória Aguda Grave. O decreto visa que o Centro atue no monitoramento e na coordenação das ações durante o período de emergência.

Além disso, o governo conta com a Sala de Monitoramento de Vírus Respiratórios, desde o mês de abril. Este ambiente acompanha a circulação do vírus em todo o estado.

Para dar suporte à rede hospitalar, a SES-MG iniciou o repasse de incentivos financeiros para hospitais. Em março, foram abertos 12 leitos semi-intensivos no Hospital Infantil João Paulo II, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Caso haja um aumento na demanda, a estrutura do hospital também está preparada para disponibilizar 10 leitos de CTI pediátrico.

O estado de Minas Gerais já recebeu 5,7 milhões de doses de vacinação contra influenza. A estratégia conta com o apoio de 222 vans adaptadas como salas de vacinação móveis.

Por fim, outro eixo da estratégia é a capacitação de profissionais de saúde. A Secretaria tem promovido treinamentos, webinars e aulas online com foco na prevenção, diagnóstico e manejo clínico das doenças respiratórias.

*Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em MG decreta emergência em saúde pública por aumento de doenças respiratórias no site CNN Brasil.

PF faz operação contra prefeito de São Bernardo do Campo (SP)

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), uma operação batizada de “Estafeta”, para apurar supostos crimes de corrupção e lavagem de...

“Golpe do novo contato”: operação cumpre mandados em cinco estados e no DF

Uma operação coordenada pela Polícia Civil de Goiás, com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi deflagrada nesta quinta-feira (14) para desarticular...

Ucrânia garante US$ 1,5 bilhão da Europa para comprar armas dos EUA

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta quinta-feira (14) que Kiev já havia garantido US$ 1,5 bilhão de aliados europeus para a compra...