Ministro da AGU culpa Bolsonaro por “desmantelamento” da Previdência

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, usou as redes sociais neste sábado (10) para culpar a gestão de Jair Bolsonaro (PL) pelo que chamou de “desmantelamento da rede de proteção social” — numa referência às fraudes constatadas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“O desmonte do INSS e da Dataprev não foi acaso nem descuido: foi um projeto consciente que atingiu diretamente os mais pobres e vulneráveis: dinheiro tirado de idosos! Benefícios represados, atendimento precarizado, estruturas sucateadas”, escreveu.

Tudo isso, segundo o ministro, comprometeu o papel essencial do Estado. “O governo do presidente Lula está reconstruindo o INSS, combatendo as fraudes, investindo em tecnologia, servidores e atendimento digno”, completou.

Nesta semana, a AGU ingressou com ação na justiça pedindo o bloqueio de recursos de 12 associações e sindicatos que teriam participado do esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS. Também foram incluídos neste rol 14 empresas e pessoas físicas ligadas ao caso.

As empresas e seus sócios que figuram no novo pedido são acusados de serem intermediárias de pagamentos de vantagens indevidas a agentes públicos vinculados ao INSS e a outras pessoas físicas a elas relacionadas. Até o momento, estima-se que o repasse de valores indevidos a esses agentes públicos some R$ 23,8 milhões.

A CNN tenta contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministro da AGU culpa Bolsonaro por “desmantelamento” da Previdência no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Diabetes mascarou câncer pancreático em homem de 48 anos

Chris Sibson, de 48 anos, pai de duas filhas adolescentes, viveu um pesadelo médico após seu corpo sinalizar algo além da diabetes. Em maio...

Caetano Veloso quer parte da herança de Olavo de Carvalho. Entenda

Os advogados de Caetano Veloso entraram com um pedido junto a Justiça de São Paulo para que possam participar da discussão sobre a herança...

Homem morre após ser atacado por Pitbull no Rio de Janeiro

Um homem, de 63 anos, morreu na manhã desse sábado (13), após ser atacado por um cão da raça Pitbull, em Duque de Caxias,...