Ministro da AGU culpa Bolsonaro por “desmantelamento” da Previdência

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, usou as redes sociais neste sábado (10) para culpar a gestão de Jair Bolsonaro (PL) pelo que chamou de “desmantelamento da rede de proteção social” — numa referência às fraudes constatadas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“O desmonte do INSS e da Dataprev não foi acaso nem descuido: foi um projeto consciente que atingiu diretamente os mais pobres e vulneráveis: dinheiro tirado de idosos! Benefícios represados, atendimento precarizado, estruturas sucateadas”, escreveu.

Tudo isso, segundo o ministro, comprometeu o papel essencial do Estado. “O governo do presidente Lula está reconstruindo o INSS, combatendo as fraudes, investindo em tecnologia, servidores e atendimento digno”, completou.

Nesta semana, a AGU ingressou com ação na justiça pedindo o bloqueio de recursos de 12 associações e sindicatos que teriam participado do esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS. Também foram incluídos neste rol 14 empresas e pessoas físicas ligadas ao caso.

As empresas e seus sócios que figuram no novo pedido são acusados de serem intermediárias de pagamentos de vantagens indevidas a agentes públicos vinculados ao INSS e a outras pessoas físicas a elas relacionadas. Até o momento, estima-se que o repasse de valores indevidos a esses agentes públicos some R$ 23,8 milhões.

A CNN tenta contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministro da AGU culpa Bolsonaro por “desmantelamento” da Previdência no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Sentença de Hélio Nascimento, ex-presidente do PP Jovem no Acre, é aguardada para qualquer momento

O juiz federal Jair Araújo Facundes, da 3ª Vara Federal Cível Criminal da Seção Judiciária do Acre, deve sentenciar ex-presidente do PP (Partido Progressista)...

Por saneamento e asfalto, comunidade fecha BR 364 em novo protesto contra prefeito de Rio Branco

Nas primeiras horas desta quinta-feira dezenas de moradores do ramal do Bras, localizado no entorno do Belo Jardim, bloquearam a BR-364 sentido Porto Velho,...

Baixada da Sobral e parte alta de Rio Branco sem água e Bocalom não diz o que fez com R$ 17 milhões que Lula...

Reeleito prometendo solução para amenizar o caos no sistema de água de Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom até agora não materializou quase nada,...