O cardeal Giovanni Re, decano do Colégio Cardinalício, realizou a homilia durante a missa conhecida como “Pro Eligendo Romano Pontifice” na manhã desta quarta-feira (7).
“Rezemos para que Deus conceda à Igreja um papa que saiba como despertar da melhor forma a consciência de todos e as energias morais e espirituais da sociedade atual, caracterizada por grande progresso tecnológico, mas que tende a esquecer Deus”, declarou Re durante o sermão.
O cardeal invocou o Espírito Santo para ajudar os cardeais eleitores a “se prepararem para realizar um ato da mais alta responsabilidade humana e eclesial e para fazer uma escolha de excepcional importância”.
Ele continuou afirmando que as leituras da missa desta manhã ofereceram “um forte chamado para manter a unidade da Igreja no caminho traçado por Cristo aos Apóstolos”.
Quando os cardeais se reunirem na Capela Sistina para o conclave esta tarde, Re declarou – referindo-se às palavras do papa João Paulo II – que espera que “a imagem imponente de Jesus, o Juiz, de Michelangelo, lembre a todos da grandeza da responsabilidade” de escolher o próximo papa.
-
1 de 6Cardeais e outros integrantes da Igreja Católica na missa que antecede o conclave • Reuters
-
2 de 6Multidão acompanha missa que antecede o conclave na Basília de São Pedro • Reuters
-
3 de 6Missa que antecede o conclave na Basílica de São Pedro • Reuters
-
-
4 de 6Cardeais participam da missa de abertura do conclave • Reprodução/Reuters
-
5 de 6Cardeais na missa que antecede o conclave • Reuters
-
6 de 6Missa que antecede o conclave é realizada na Basílica de São Pedro • Reuters
-
Este conteúdo foi originalmente publicado em Missa pré-conclave: Cardeal pede papa que “desperte consciência de todos” no site CNN Brasil.