Moradores da cidade natal do papa Leão XIV comemoram escolha do americano

A cidade natal de Papa Leão XIV, Dolton, Illinois, nos Estados Unidos, ficou surpreendida com a primeira aparição do pontífice na sacada da Basílica de São Pedro, na quinta-feira (8).

Nascido Robert Prevost, o ex-missionário, de 69 anos, tornou-se o primeiro americano a liderar a Igreja Católica, após a morte do Papa Francisco.

Natural de Chicago e com dupla cidadania peruana, Prevost estudou teologia nos EUA antes de décadas de trabalho no exterior.

“Ele obteve o mesmo diploma que estou prestes a obter”, falou Gardis Watts, estudante da União Teológica Católica e morador de Dolton.

“É um momento muito bom para mim. Compartilho algumas semelhanças com o papa”, acrescentou.

O estudante também comentou que não esperava um pontífice com essa nacionalidade: “Eu nunca imaginei que um papa americano fosse eleito durante a minha vida”.

Outros ficaram surpresos ao saber que um futuro papa morou no bairro. “É legal saber que alguém assim morou aqui”, disse Jasmine Ramirez, moradora de Dolton.

No Vaticano, o Papa Leão XIV se dirigiu à multidão em italiano e espanhol, oferecendo uma mensagem de paz.

O presidente Donald Trump o parabenizou rapidamente por se tornar o primeiro papa dos EUA. “Que emoção e que grande honra para o nosso país. Estou ansioso para conhecer o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”

No entanto, o novo papa tem um histórico de críticas às políticas de Trump e do vice-presidente J.D. Vance, segundo publicações na conta X de Robert Prevost.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Moradores da cidade natal do papa Leão XIV comemoram escolha do americano no site CNN Brasil.

Mundo viveu o terceiro junho mais quente da história em 2025, aponta estudo

Uma pesquisa do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus apontou que o mês de junho de 2025 foi o terceiro mais quente do mundo, e...

Justiça determina internação de adolescente que atacou escola no RS

A Justiça do Rio Grande do Sul determinou, na noite desta terça-feira (8), a internação provisória do adolescente de 16 anos que realizou um...

Análise: Caso Júnior Mano expõe descontrole de emendas parlamentares

A Polícia Federal (PF) realizou uma operação de busca e apreensão no gabinete do deputado Júnior Mano (PSB-CE) e em outros endereços ligados ao...