A cada dia são reveladas curiosidades em torno da mansão recém alugada pela Prefeitura de Rio Branco onde funcionará o Centro POP, entidade criada para dar assistência social aos moradores de rua. Um imponente imóvel residencial faz muro com a mansão que desde esta madrugada recebe mobília e tem movimentação de funcionários do município, freteiros e comunidades da Baixada da Sobral contrários á decisão do prefeito Tião Bocalom. Poucos, no entanto, sabem que ali ao lado, muro com muro, reside família tradicional (mais uma) com forte influência no Judiciário, OAB e Ministério Público. Dependentes químicos e outros sem-teto terão como “vizinhos” a mãe da socielite Norma Maria Matias Sabo Mendes, hoje casada com o desembargador Elcio Sabo Mendes, que possui larga expediência em Direito Criminal e da Família e, atualmente, é membro da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do TJ-AC. A matriarca, idosa, também é mãe do juiz de direito Marcos Tadeu Matias Mamed, titular do 2º Juizado Especial Cível da Comarca de Rio Branco.
A reportagem tentou contato com a família Mendes, mas sem sucesso, a fim de obter uma declaração sobre a polêmica envolvendo o Centro POP, as manifestações contrárias por populares da região e a decisão do prefeito de impor a sua vontade sem ouvir os moradores dali. Outro questionamento que seria feito é quanto aos supostos cuidados que a família estaria tendo, reforçando a segurança eletrônica do imóvel, de acordo com informações fornecidas por vizinhos, e quanto a prováveis preocupações com a incidência de violência na região.
Nossos repórteres também tentam localizar o casal de aposentados, proprietários da casa alugada ao município. A filha deles é advogada de uma autarquia estadual. O pai é servidor inativo da Educação do estado e a mãe foi professora da escola Diogo Feijó nos anos 80.
A intenção de ouví-los foi motivada pela notícia de que uma organização criminosa teria dado ultimato ao prefeito, para que, em 24 horas a partir de hoje, o Centro Pop não seja mais instalado nas cercanias da Baixada da Sobral. Como noticiado na imprensa local, com informação replicada por oseringal, nesta manhã, a inquietação popular é tanta que aumentaram rumores de que a residência poderia ser incendiada.