Moraes mantém prisão preventiva de Braga Netto

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a manutenção da prisão preventiva do ex-ministro Walter Braga Netto, réu nas investigações que apuram uma tentativa de golpe de Estado em 2022.

Na decisão, o ministro afirma que seguem válidos todos os requisitos para manter Braga Netto preso e que o início das audiências com testemunhas no processo do golpe reafirmou o “perigo” que a liberdade do ex-ministro oferece ao trâmite da ação penal.  

“A testemunha de acusação, Tenente-Brigadeiro Baptista Júnior, afirmou em seu depoimento que o réu Walter Souza Braga Netto foi responsável por orientar militares golpistas a pressionar a testemunha e a sua família, uma vez que o Tenente-Brigadeiro Baptista Júnior, à época dos fatos Comandante da Aeronáutica, foi contrário ao plano golpista da organização criminosa”, disse.  

O ex-ministro está preso desde dezembro de 2024, acusado de tentar atrapalhar as investigações e conseguir informações da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid. 

Este é o segundo pedido da defesa de Braga Netto pela liberdade provisória. A solicitação foi feita em março, logo após o ex-ministro se tornar réu no Supremo, e foi respondida somente nesta quinta

Em nota, a defesa de Braga Netto afirmou estar “indignada” com a decisão e disse que iria recorrer.  

“O General foi preso por tentar obter o teor da delação, que hoje é pública, caindo por terra esse fundamento. Acrescenta o relator que a prisão se justifica por um print de uma suposta mensagem do General Braga Netto, de 2022, que teria ofendido a testemunha Batista Júnior”, diz a nota. 

“A prisão do general Braga Netto contraria a jurisprudência do STF, e fere o princípio da presunção de inocência. Ao contrário da afirmação do Ministro Relator, não há um único motivo para a manutenção da custódia do General Braga Netto”, afirma a defesa.  

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Moraes mantém prisão preventiva de Braga Netto no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Tráfico e lavagem de dinheiro: operação prende 9 no Acre e mais 5 estados e bloqueia R$ 130 milhões

A Polícia Federal cumpriu nove mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão em seis estados, na manhã desta segunda-feira. Os alvos...

CNI: 70% veem carga tributária elevada como maior problema do Custo Brasil

Uma discussão antiga é sobre as dificuldades estruturais, burocráticas, econômicas e logísticas que prejudicam o ambiente de negócios no país. Ao “preço pago” por...

Fiéis esculpem bolo com rosto do papa Leão XIV para aniversário de 70 anos

Fiéis da antiga diocese do papa Leão XIV, na cidade de Chiclayo, no norte do Peru, comemoraram o 70º aniversário do pontífice no domingo...