Mounjaro supera Ozempic na redução de peso, mostra estudo

Um estudo, realizado nos Estados Unidos e em Porto Rico, mostrou que a tizerpatida, principal componente do Mounjaro, promove uma perda de peso superior a obtida com a semaglutida, princípio ativo do Ozempic, em adultos com obesidade.

Os dados fazem parte da pesquisa clínica SURMOUNT-5 e foram apresentados durante o 32º Congresso Europeu de Obesidade (ECO). O medicamento da farmacêutica Eli Lilly chega ao Brasil ainda na primeira quinzena de maio.

Para comparar a eficácia e a segurança dos componentes, os pesquisadores contaram com a participação de 751 adultos com obesidade ou sobrepeso, sem diabetes, mas com comorbidades, como: hipertensão, dislipidemia, apneia obstrutiva do sono (AOS) ou doença cardiovascular.

Durante 72 semanas, os pacientes foram acompanhados em centros de pesquisa nos Estados Unidos e em Porto Rico. Todos recebendo orientação para dieta e atividade física. Os participantes foram divididos em dois grupos: um recebeu tirzepatida (com doses de 10 ou 15 mg), e o outro, semaglutida (com doses de 1,7 ou 2,4 mg).

Resultados impressionam

Os resultados apontaram uma diferença significativa entre os dois tratamentos. Em média, os pacientes que usaram tirzepatida perderam 22,8 kg (20,2% do peso corporal), enquanto os tratados com semaglutida perderam 15 kg (13,7% do peso corporal). A porcentagem representa uma eficácia 47% maior da tirzepatida na redução do peso.

Caixa de injeções de Mounjaro - Metrópoles
O Mounjaro é fabricado pela farmacêutica Eli Lilly e tem como princípio ativo a tirzepatida

Além disso, 64,6% dos pacientes que usaram tirzepatida perderam pelo menos 15% do peso, contra 40,1% no grupo da semaglutida. Os cientistas também afirmaram que houve redução superior da circunferência abdominal dos participantes. Enquanto os tratados com tirzepatida perderam 18,4 cm, os com semaglutida ficaram em 13 cm.

“Graças aos mais recentes avanços em medicamentos para o controle da obesidade, mais médicos e pacientes estão vivenciando níveis de redução de peso nunca vistos anteriormente”, destaca um dos autores do estudo e médico Louis J. Aronne, membro da American College of Physicians, em comunicado.

Como age o mounjaro

Através da tirzepatida, o Mounjaro simula a ação de dois hormônios produzidos no intestino, o GLP-1 e o GIP, auxiliando a controlar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o apetite. Justamente por essa dupla ação, o medicamento é considerado uma evolução dos medicamentos à base de semaglutida, como o Ozempic.

A aplicação do Mounjaro é feita uma vez por semana, por injeção subcutânea. Para fazer efeito, os especialistas recomendam que seu uso deve estar associado a mudanças no estilo de vida, como a adoção de uma rotina alimentar saudável e a prática regular de exercícios físicos.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Xi Jinping faz crítica velada aos EUA em primeira fala depois de acordo

O líder chinês Xi Jinping fez críticas veladas, mas claras, às recentes políticas adotadas pela administração do presidente americano, Donald Trump, no seu primeiro...

Oposição cobra resposta de Hugo Motta ao STF sobre caso Ramagem

A oposição cobra uma resposta formal do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ao Supremo Tribunal Federal (STF) em razão do caso envolvendo o...

Lula defende integração da AL e parceria com a China em cúpula em Pequim

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a integração entre os países da América Latina e uma forte parceria comercial e estratégica com...