MPRJ atuará contra o racismo em jogos da Libertadores e Sul-Americana

O Ministério Público do Rio de Janeiro anunciou uma medida inédita para combater e apurar os casos de racismo em partidas da Libertadores e da Copa Sul-Americana. A partir desta quarta-feira (14/5), promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor (Gaedest/MPRJ) vão comparecer aos jogos realizados no estado para monitorar as arquibancadas.

Intitulada como “Estamos Vigilantes”, a campanha terá a presença de agentes nos estádio, além do auxílio dos circuitos internos de câmeras de segurança de cada um dos estádios. A iniciativa ainda reúne jogadores dos principais times cariocas, jornalistas, profissionais de segurança e serviços que atuam nos estádios.

A medida já será colocada em prática nos dois compromissos desta quarta-feira (14/5). O Botafogo enfrenta o Estudiante, no Nilton Santos, pela Libertadores, enquanto o Fluminense joga contra o Unión Española, no Maracanã, pela Copa Sul-Americana.

“Todos os torcedores que comparecerem às arenas esportivas do Rio de Janeiro terão o Ministério Público ao seu lado, com o objetivo de punir eventuais autores desses atos criminosos e garantir justiça e proteção aos direitos de todos os cidadãos“, declarou Antonio José Campos Moreira, procurador-geral de Justiça e idealizador do Gaedest.

Ainda de acordo com o MPRJ, torcedores que flagrarem ou forem vítimas de casos de racismo ou xenofobia deverão buscar policiais ou seguranças para que o suspeito seja conduzidos ao Juizado do Torcedor. Caso o crime seja confirmado, o indivíduo poderá ser preso, dando início a um processo criminal.



Fonte: Metrópoles

As chuvas chegaram, muro do maior cemitério da capital ameaça desabar e prefeitura “resolve” isolando com fitas

Os cemitérios públicos de Rio Branco viraram uma dor de cabeça para quem reside aos arredores e isso é reflexo da falta de cuidado...

Lambança do Bocalom prejudica 420 mil usuários na paralisação dos ônibus anunciada para esta 4ª feira

Perto de 450 mil usuários serão prejudicados pela paralisação do transporte coletivo, prevista para as primeiras horas desta quarta-feira. O presidente do Sindicato dos...

Estudo sugere que carne vermelha pode reduzir mortes ligadas ao câncer

Um estudo feito na Universidade McMaster, no Canadá, analisou os efeitos do consumo de proteína animal na saúde e trouxe um resultado inesperado. De...