Nana Caymmi, que morreu na quinta-feira, 1º de maio, aos 84 anos, sempre foi conhecida por cantar o amor, mas sua vida pessoal teve capítulos bem mais intensos. Entre eles, o romance com Gilberto Gil, que começou em 1967, quando ambos estavam no início de suas carreiras. O casamento dos dois durou pouco, mas deixou marcas profundas.
Qual a causa da morte de Nana Caymmi?
A artista havia acabado de conquistar o público ao vencer o I Festival Internacional da Canção da TV Globo, com “Saveiros”, composição do irmão Dori com Nelson Motta.
Ao lado de Gil, Nana ainda lançou “Bom dia”, apresentada no III Festival de Música Brasileira da TV Record. O relacionamento chegou ao fim em 1968, mas antes ela gravou um compacto com os Mutantes, banda que acompanhou suas interpretações de “Bom dia”, “Alegria, alegria”, “O cantador” e “O penúltimo cordão”.
Em 2012, Nana relembrou aquela fase: “Os Mutantes eram jovens, ingênuos e faziam vocais ótimos. Eu vivi a Tropicália de todas as formas, só não a entendia!” Ela ainda ironizou a famosa passeata contra guitarras elétricas: “Ah, mas o Gil foi na conversa da maluca da Elis. Eu devo ter aproveitado a passeata para vir ao Rio, ir à praia”.
Na a e Gil trocaram ofensas políticas e ataques sem filtro
Com o passar dos anos, Nana e Gil passaram de antigos parceiros a desafetos públicos. Em março de 2019, a cantora causou espanto ao atacar o cantor e outros colegas da MPB, deixando explícito seu apoio a Jair Bolsonaro.
“Tudo chupador de pau de Lula”, disparou Nana Caymmi na época. “Então, vão pro Paraná fazer companhia a ele. Eu não me importo”, emendou em seguida.
Gil preferiu não aumentar a polêmica e respondeu com diplomacia. Ele classificou a postura da ex-esposa como típica: “É da personalidade de Nana ser desbocada em todos os sentidos”. E fez uma comparação com a própria mãe, Stella Maris: “Para o melhor, na apreciação eloquente do seu entorno de bem querer e afeição. Para o pior, na vociferação raivosa da sua inquietação para com os que perecem fugir do seu controle”.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
De acordo com Gil, apesar das ofensas, os colegas da música não alimentavam rancor: “Nós temos muita paciência e amor para com ela. Como Dorival, seu pai, teve para com Stella, sua mãe”.
Além de Gilberto Gil, Nana Caymmi casou com João Donato, entre 1972 e 1974, e com Claudio Nucci, de 1979 a 1984, sempre mantendo relações marcadas pela mesma intensidade que levava para os palcos.
O post Nana Caymmi e Gilberto Gil: do casamento apaixonado às brigas e ofensas públicas apareceu primeiro em OFuxico.
Fonte: OFuxico