No Rio, servidores da área cultural fazem protesto em meio à agenda de Lula

Servidores ligados ao Ministério da Cultura realizam, nesta terça-feira (20), um protesto em meio à agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Rio de Janeiro.

Há uma greve em vigor desde 29 de abril. Os profissionais demandam a definição de um plano de carreira e a contratação de mais servidores.

Devido à paralisação, museus federais e unidades de autarquias vinculadas ao MinC, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), estão fechados.

Lula está no Rio de Janeiro para a reinauguração do Palácio Capanema – os grevistas se manifestam nos arredores do edifício – e para a entrega da Ordem do Mérito Cultural para mais de 100 personalidades, nesta terça.

O evento também vai celebrar os 40 anos de criação do Ministério da Cultura. A ministra da pasta, Margareth Menezes, acompanha o presidente Lula no compromisso no Rio.

Este conteúdo foi originalmente publicado em No Rio, servidores da área cultural fazem protesto em meio à agenda de Lula no site CNN Brasil.

Sol está em Leão: iniciada a temporada para demonstrar autenticidade

A temporada de Leão, que acontece de 22 de julho a 22 de agosto de 2025, traz a energia vibrante de um signo regido...

Análise: Ceticismo em relação a Netanyahu cresce na Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi surpreendido na semana passada por ações israelenses em Gaza e na Síria e, em ambos os...

Fux diverge de Moraes e vota contra cautelares impostas a Bolsonaro

O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), abriu divergência no julgamento da Primeira Turma sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes...