Nunes sobre diretores afastados: Aluno é condenado a não aprender?

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), questionou, nesta terça-feira (27), se os alunos da rede pública são condenados a não aprender, após o afastamento de 25 diretores de escolas municipais com desempenho ruim no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (Idep).

“O aluno que não cometeu nenhum crime, ele é condenado a não aprender? Por favor, gente. Aquele aluno tem o direito. Nós eleitos responsáveis por requalificar o diretor e ele poder ter direito a ter um futuro, não ficar ali condenado a não ter o seu futuro. É somente isso. São diretores bons”, disse Nunes durante audiência na Câmara dos Deputados, em Brasília. 

Ele participava de uma reunião da comissão especial que analisa uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que estende prazos para prefeituras parcelarem dívidas com a Previdência.

Na ocasião, o prefeito acabou rebatendo uma fala da deputada federal Prof. Luciene Cavalcante (PSOL-SP). Ela afirmou que a medida está “caracterizada em abuso de poder” e “assédio moral”, e que isso seria um “ataque a educação”.

“Eu espero que o senhor recue dessa decisão”, direcionou Luciene ao prefeito. 

Diretores afastados

Os diretores afastados pela prefeitura foram convocados a fazer uma “requalificação intensiva”, de maio até dezembro. 

A administração municipal foi criticada por sindicatos ligados a professores e a educação. Na comissão, Nunes explicou a medida dizendo que estão “reciclando” os diretores e os reajustando em outras escolas. 

“Evidentemente o tema aqui é sobre a PEC 66, mas até em respeito aos que estão aqui, que nos assiste e a fala da deputada. A questão dos precatórios está todo mundo ciente do que estamos tratando aqui, mas a deputada citou a questão dos diretores”, disse Nunes.

“São diretores que, todos eles, estavam no mínimo 4 anos em uma escola, e são as 25 escolas com piores Idebs. Eu tenho escola em São Paulo com Idebs de 7, escolas com Idebs de 3,5. O salário é o mesmo, a merenda é a mesma, o uniforme é o mesmo, o transporte é o mesmo, a região se coincide”, finalizou.

*Sob supervisão de Douglas Porto

Viúva de Cid Moreira relembra como foram os últimos dias do jornalista

Fátima Sampaio Moreira, ex-mulher de Cid Moreira, falou sobre os últimos dias de vida do jornalista. Em entrevista ao videocast Mulheres On, Fátima disse que...

Verstappen precisa de bom resultado na Bélgica para lutar pelo título

O tradicional circuito de Spa-Francorchamps vai receber neste domingo (27/7) o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1. A pista mais longa do calendário,...

Série D: confira os 7 jogos transmitidos pelo Metrópoles neste domingo (27/7)

O Metrópoles transmitirá pelo YouTube, ao vivo e com imagens, 16 jogos da 14ª rodada do Brasileirão Will Bank Série D neste fim de...