Nutricionista indica 6 fontes de proteínas saudáveis para o coração

Uma dieta com proteínas em excesso pode impactar negativamente a saúde cardiovascular, levantando questões sobre os padrões atuais de consumo. Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, em estudo publicado na revista Nature Metabolism, descobriram que dietas com mais de 22% de proteínas estão fortemente ligadas ao aumento do risco de aterosclerose, um fator determinante para doenças cardíacas.

Raquel Siqueira, professora de Nutrição da Faculdade Anhanguera, adverte sobre os efeitos adversos do consumo excessivo de proteínas, especialmente de fontes animais ricas em gorduras saturadas e colesterol.

“O acúmulo de placas de gordura nas artérias aumenta os riscos de doenças cardíacas, como aterosclerose, hipertensão e doença coronariana. Recomenda-se priorizar fontes magras de proteína e manter uma dieta equilibrada para preservar a saúde cardiovascular, especialmente entre os idosos”, alerta.

Leia também

Proteínas saudáveis para a rotina

Para auxiliar no equilíbrio entre proteínas e alimentos que podem minimizar os riscos para a saúde cardiovascular, Raquel indica alguns itens que podem ser aliados nesse processo. Confira:

1. Peixes
Salmão, atum, sardinha e truta são excelentes fontes de proteína magra, além de serem ricos em ácidos graxos ômega 3, que são benéficos para a saúde cardiovascular.

2. Aves
Frango e peru são opções magras de proteína, desde que preparadas sem pele e cozidas de forma saudável.

Leia a notícia completa no portal NSC Total, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Rio tem recorde de tiroteios por disputa entre facções em 2025

Com 154 registros, o primeiro semestre de 2025 bateu recorde na série histórica de tiroteios entre grupos armados na região metropolitana do Rio de...

Diretor da PF diz que ameaça de Eduardo será incluída em inquérito

O diretor-geral da PF (Polícia Federal), Andrei Rodrigues, disse que vai incluir as falas do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em relação a servidores...

Violência armada cresce no Recife, Salvador e Belém, segundo relatório

O primeiro semestre de 2025 registrou aumento no número de tiroteios e de vítimas baleadas em disputas entre grupos armados nas regiões metropolitanas de...