O Grande Debate: ação de Hugo no STF reacende crise dentre Poderes?

Os comentaristas Caio Coppolla e José Eduardo Cardozo discutiram, nesta terça-feira (06), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o pedido do presidente da Câmara, Hugo Motta, para que o STF mantenha a decisão de suspender a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem reacende a crise entre os Poderes, arrefecida nos últimos meses.

Na semana passada, a Câmara aprovou a suspensão total da ação penal contra o deputado Ramagem. Mas a Primeira Turma do Supremo invalidou a decisão em partes, e referendou apenas a suspensão das ações referentes a crise cometidos depois da diplomação.

Para Cardozo, o STF tomou a decisão correta, já que sempre utilizou a data de diplomação como referência em casos como o de Ramagem.

“A Constituição é claríssima. Delitos praticados antes da diplomação não podem ser sustados, já que a pessoa não havia sido reconhecida como eleita”.

Já no entendimento de Coppolla, a crise institucional só existe por causa dos excessos cometidos pelo STF.

“Nos termos da lei, a decisão seria submetida à apreciação da Câmara. O que acontece é que o cálculo político do Supremo foi errado e não contava com uma maioria tão grande na Câmara pra frear esses excessos.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em O Grande Debate: ação de Hugo no STF reacende crise dentre Poderes? no site CNN Brasil.

Previsão indica semana chuvosa em Goiânia

Goiânia terá uma semana com previsão de chuvas entre os dias 10 e 16 de novembro. O período será marcado por temperaturas que variam...

RJ: operações policiais na Linha Amarela mais que dobraram em 2025

O número de ações policiais na Linha Amarela aumentou significativamente em 2025. De acordo com dados da Lamsa, concessionária que administra a via expressa,...

Semana em Vitória alterna entre períodos de sol e chuva

A previsão do tempo para Vitória, entre os dias 10 e 16 de novembro, indica condições variáveis, com temperaturas entre 19°C e 27°C. O...