Obras paradas há anos geram reflexão, diz Renan Filho sobre licenciamento

O ministro dos Transportes, Renan Filho, comentou o projeto de lei (PL) do licenciamento ambiental nesta quinta-feira (22).

O emedebista disse que “anos sem avanço em obras importantes levam à reflexão”, mas destacou esforços e compromissos do governo federal com a agenda sustentável.

“Anos a fio sem conseguir avançar com projetos importantes certamente levam as pessoas à reflexão. Mas este governo não é negacionista, não ganhou eleição com motosserra na mão, não fala em passar a boiada”, disse.

O projeto aprovado no Senado flexibiliza regras para o licenciamento ambiental. Entre as mudanças, o texto criou a Licença Ambiental Especial (LAE), que terá dispensa de etapas, prioridade na análise e será aplicada a projetos listados como prioritários pelo Poder Executivo. O prazo máximo de análise para a emissão da licença será de um ano.

As mudanças poderiam beneficiar obras tocadas pela pasta, consideradas relevantes, que estão paradas a anos devido ao licenciamento — como a construção da Ferrogrão, ferrovia para ligar Sinop (MT) a Miritituba (PA); e a pavimentação da BR-319 entre Manaus (AM) e Porto Velho (RO).

Em sua resposta, Renan Filho ponderou que, opiniões sobre o mérito da proposta a parte, o Congresso Nacional tem legitimidade para tratar o assunto.

O ministro participou na sede da B3, em São Paulo, do primeiro leilão de otimização contratual; os comentários a jornalistas aconteceram após o evento.

“O licenciamento de obras está travado há muito tempo e pode ter levado o Congresso Nacional a fazer uma leitura. Independente do que achemos, cada um tem uma visão, mas temos que compreender que o Congresso Nacional tem legitimidade para debater estes temas”, disse.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Obras paradas há anos geram reflexão, diz Renan Filho sobre licenciamento no site CNN Brasil.

PGR vai esperar fim de depoimentos para avaliar acareação entre comandantes

A Procuradoria-Geral da República (PGR) vai esperar o fim dos depoimentos das testemunhas de defesa no processo de tentativa de golpe de Estado para...

Corinthians: defesa de Augusto Melo se manifesta após indiciamento

Horas após o indiciamento de Augusto Melo, a defesa do presidente do Corinthians se manifestou de forma oficial. De acordo com nota enviada para...

Enem 2025 dará diploma para quem não concluiu o ensino médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 retomará a certificação para os participantes que não têm o diploma do ensino médio. A informação...