Ouro branco: alimentos que reforçam a saúde intestinal e imunidade

Na busca por uma vida mais saudável, manter bons hábitos alimentares faz toda a diferença. Entre os aliados da saúde, os alimentos probióticos vêm ganhando cada vez mais espaço por contribuírem com o equilíbrio do corpo.

Eles ajudam a repovoar a flora intestinal, facilitam a digestão, fortalecem as defesas do organismo e ainda podem influenciar positivamente o bem-estar mental. A seguir, confira três opções de alimentos probióticos para incluir na rotina:

1 – Kefir

O kefir é uma bebida obtida a partir da fermentação do leite por grãos de kefir, uma combinação natural de leveduras e bactérias benéficas. O processo resulta em um líquido semelhante ao iogurte, porém mais fluido e com sabor levemente ácido.

A bebida é valorizada pelo alto teor de probióticos, microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal, promovendo uma boa digestão e fortalecendo o sistema imunológico.

2 – Iogurte

O iogurte é conhecido por trazer uma série de vantagens para quem o consome. Rico em proteínas, com cerca de 6 g por porção, ele contribui para a manutenção da saciedade e pode ajudar no controle do peso. Por conter probióticos vivos, também auxilia na digestão e na absorção de nutrientes, favorecendo a saúde intestinal.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Centro-Sul da China sugere que o consumo de 50 g de iogurte natural ou desnatado pode reduzir o risco de morte prematura em quase 20%. Segundo os autores, o efeito protetor está ligado às bactérias naturais do alimento, que agem diretamente no intestino e influenciam o funcionamento geral do organismo.

Em entrevista anterior ao Metrópoles, a nutricionista Danielle Luz Gonçalves, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Uniceplac (DF), explicou que tanto o iogurte quanto o kefir têm propriedades benéficas para o corpo.

Embora ambos sejam derivados da fermentação do leite, ela aponta diferenças importantes entre os dois, especialmente no modo de preparo, na consistência, no sabor e na variedade de probióticos presentes.

“O iogurte é feito a partir da fermentação do leite por bactérias como o Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus thermophilus, resultando em um produto com textura mais espessa e sabor levemente ácido. Já o kefir é produzido com grãos de kefir, uma combinação de bactérias e leveduras que fermentam o leite e o tornam mais líquido e ácido, com um leve sabor efervescente devido à presença de gás carbônico”, explicou a profissional.

3 – Chucrute

Originalmente da China, o chucrute ganhou destaque na Alemanha e se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil com imigrantes. O preparo é feito por meio da fermentação natural das folhas do repolho cortadas em tiras finas.

Durante o processo, as bactérias e leveduras presentes no vegetal interagem com os açúcares liberados, dando origem ao ácido lático, responsável pelo crescimento de probióticos.

Essas bactérias benéficas ajudam a equilibrar a flora intestinal e podem trazer impactos positivos para outras áreas da saúde. Um dos destaques do chucrute é o alto teor de vitamina K2.

Mãos de homem seguram pote com chucrute - Metrópoles
O chucrute é tradicionalmente uma conserva de repolho fermentado e um prato típico da culinária da Alemanha

Segundo a nutricionista Beatriz Fausto, que atua em Brasília, o efeito vai além do intestino. “O chucrute é considerado um alimento psicobiótico, pois contribui para a saúde mental ao melhorar a microbiota intestinal”, destacou em entrevista anterior ao Metrópoles.

O oncologista Leandro Ramos, do Grupo Orizonti, de Belo Horizonte, ressalta o potencial dos probióticos na prevenção de doenças mais graves.

“Evitar inflamações é fundamental para prevenir tumores no intestino. As inflamações crônicas e repetidas lesionam os tecidos dos órgãos e podem levar ao câncer. Os probióticos são importantes para equilibrar a flora intestinal”, esclareceu Ramos em entrevista anterior ao Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Rússia realiza maior ataque com drones desde início da guerra na Ucrânia

Na madrugada deste domingo (18/5), a Rússia lançou seu maior ataque com drones contra a Ucrânia desde o início da guerra, utilizando 273 drones,...

Mulher afirma ser filha de Amado Batista e relata luta na Justiça no Domingo Espetacular

Joyce Silva, de 41 anos, moradora de Balneário Arroio do Silva, município de Santa Catarina (SC), acredita ser filha de Amado Batista, de 74,...

Jojo Todynho luta por buquê em casamento, conquista e declara: “Meu momento vai chegar”

Jojo Todynho está decidida a se casar com o policial militar Thiago Gonçalves, com quem namora desde o início deste ano. Após correr atrás...