Polícia Federal realiza transferência de Tuta para Corumbá, no MS

A Polícia Federal transferiu, na tarde deste domingo (18), o traficante Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, para a sede da PF em Corumbá, Mato Grosso do Sul. O transferência foi realizada entre policiais bolivianos a policiais brasileiros na Ponte da Amizade.

Segundo informações obtidas pela CNN, Tuta foi expulso do território boliviano e será levado, por agentes brasileiros, para um presídio federal.

A detenção de Tuta aconteceu na tarde de sexta-feira (16), quando ele tentou renovar sua licença para permanecer no país utilizando um documento falso. A polícia boliviana constatou a fraude e acionou os órgãos brasileiros e a Interpol.

De acordo com a PF, Tuta foi condenado no Brasil por associação criminosa e lavagem de capitais, com uma pena superior a 12 anos. Seu nome constava na Lista de Difusão Vermelha da Interpol, um alerta internacional para a localização e prisão de indivíduos procurados em diversos países.

Histórico criminal e função no PCC

Marcos Roberto de Almeida estava foragido desde 2021. Ele foi condenado no Brasil a mais de 12 anos por diversos crimes, incluindo associação criminosa e lavagem de capitais.

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) apontou Tuta como responsável por movimentar cerca de R$ 1 bilhão para a organização criminosa entre os anos de 2018 e 2019. Ele também é indicado como um dos principais articuladores de um esquema internacional de lavagem de dinheiro vinculado ao PCC.

Segundo o MP-SP, Tuta sucedeu Marcola como principal liderança e mandatário do PCC. Ele era apontado como a principal liderança da facção fora das cadeias e mantinha contato direto com outros líderes presos, incluindo Marcola. Na operação Sharks, em 2020, o MP indicou que ele era responsável por comandar os integrantes soltos da organização criminosa.

A investigação apontou ainda que Tuta era suspeito de ser responsável pelos planos de fuga das lideranças do PCC reclusas em presídios federais, e de liderar os planos para assassinar agentes e autoridades públicas em represália às transferências e ações contra a cúpula da organização.

(Reportagem em atualização)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia Federal realiza transferência de Tuta para Corumbá, no MS no site CNN Brasil.

Wandinha: 2ª temporada estreia em agosto. Veja o trailer oficial

A Netflix liberou nesta quarta-feira (9) o trailer da nova temporada de Wandinha, estrelada por Jenna Ortega. A segunda leva de episódios chega em...

Cauã Reymond deixa mistério no ar ao falar de romance com Luana Mandarino

Durante intervalo das gravações do remake de Vale Tudo, Cauã Reymond conversou com a repórter Monique Arruda, do portal Leo Dias, e falou sobre...

Rihanna comparece ao enterro do pai, acompanhada de A$AP e dos filhos

Rihanna compareceu ao sepultamento do pai, Ronald Fenty, em Barbados, acompanhada pelo marido A$AP Rocky e pelos filhos RZA e Riot, na terça-feira (8/7). Ronald...