Polícia Federal realiza transferência de Tuta para Corumbá, no MS

A Polícia Federal transferiu, na tarde deste domingo (18), o traficante Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, para a sede da PF em Corumbá, Mato Grosso do Sul. O transferência foi realizada entre policiais bolivianos a policiais brasileiros na Ponte da Amizade.

Segundo informações obtidas pela CNN, Tuta foi expulso do território boliviano e será levado, por agentes brasileiros, para um presídio federal.

A detenção de Tuta aconteceu na tarde de sexta-feira (16), quando ele tentou renovar sua licença para permanecer no país utilizando um documento falso. A polícia boliviana constatou a fraude e acionou os órgãos brasileiros e a Interpol.

De acordo com a PF, Tuta foi condenado no Brasil por associação criminosa e lavagem de capitais, com uma pena superior a 12 anos. Seu nome constava na Lista de Difusão Vermelha da Interpol, um alerta internacional para a localização e prisão de indivíduos procurados em diversos países.

Histórico criminal e função no PCC

Marcos Roberto de Almeida estava foragido desde 2021. Ele foi condenado no Brasil a mais de 12 anos por diversos crimes, incluindo associação criminosa e lavagem de capitais.

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) apontou Tuta como responsável por movimentar cerca de R$ 1 bilhão para a organização criminosa entre os anos de 2018 e 2019. Ele também é indicado como um dos principais articuladores de um esquema internacional de lavagem de dinheiro vinculado ao PCC.

Segundo o MP-SP, Tuta sucedeu Marcola como principal liderança e mandatário do PCC. Ele era apontado como a principal liderança da facção fora das cadeias e mantinha contato direto com outros líderes presos, incluindo Marcola. Na operação Sharks, em 2020, o MP indicou que ele era responsável por comandar os integrantes soltos da organização criminosa.

A investigação apontou ainda que Tuta era suspeito de ser responsável pelos planos de fuga das lideranças do PCC reclusas em presídios federais, e de liderar os planos para assassinar agentes e autoridades públicas em represália às transferências e ações contra a cúpula da organização.

(Reportagem em atualização)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia Federal realiza transferência de Tuta para Corumbá, no MS no site CNN Brasil.

Ex-presidente da Coreia do Sul é preso novamente por decreto de lei marcial

O ex-presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, está novamente preso devido a uma investigação independente sobre sua declaração de lei marcial no...

Brasil derrota a França de virada na Liga das Nações Feminina de Vôlei

O Brasil segue fazendo grande campanha na Liga das Nações Feminina de Vôlei. Na madrugada desta quinta-feira (10), pela fase preliminar, o time comandado por...

Diverticulite em jovens vem crescendo: entenda como prevenir

Historicamente, a diverticulite aguda sempre foi considerada uma condição típica da população idosa, especialmente após os 60 anos, refletindo um processo degenerativo natural da...