Policial marido de delegada que matou dependente químico a tiros é libertado sem flagrante e sem audiência de custódia

O corregedor-geral de Polícia Civil, delegado Tiago Fernandes, mandou libertar o policial Fábio Caldeira, marido da delegada Elenice Frez e autor de dois disparos que mataram o dependente químico Francisco Rui Costa, de 55 anos, na manhã deste sábado.

A soltura foi confirmada às 19:30h. Não houve audiência de custódia, tampouco flagrante, apesar de o policial ter sido preso no momento do crime. Fábio e Francisco Rui eram vizinhos e tiveram intensa discussão antes de o policial sacar a arma e atirar.

O corregedor entendeu que Fábio agiu “em legítima defesa”, e esta compreensão, segundo apurou a reportagem, foi possível após o delegado avaliar imagens de segurança de uma residência da Rua Almirante Jaciguaia, no Bairro Izaura parente, em Rio Branco, onde o crime ocorreu por volta de 10:30h.

À imprensa, o delegado afirmou apenas que o policial juntava entulhos quando Francisco Rui teria se aproximado empunhando uma tesoura. Segundo os investigadores com os quais a reportagem conversou, o policial teria pedido para que a vítima soltasse a tesoura, o que não ocorreu. O corregedor informou que “não poderia” fornecer à imprensa as imagens que chegaram até ele como prova da alegada legítima defesa.

Um familiar da vítima apresentou aos jornalistas a versão de que o policial teria invadido a casa antes de atirar cinco vezes.

Fábio Caldeira aguardará em liberdade a conclusão do inquérito e a menos que seja pedida seu afastamento ele poderá desempenhar sua função pública normalmente.

Nota da redação

Muito ao contrário do que decidiu o corregedor nesse episódio, toda imagens de monitoramento eletrônico é divulgada para facilitar a compreensão da polícia e da sociedade diante de ocorrências envolvendo mortes ou não. É estranho que a Polícia Civil se negue a fornecer à imprensa o vídeo, o que não ocorreria, certamente, se na cena do crime estivessem pessoas comuns. O desgaste, as suspeitas e a repercussão negativa vão pra conta das instituição que, por obrigação, deve zela por transparência e imparcialidade.

 

Claudia Leitte é alvo de ação trabalhista por jornada exaustiva

A cantora Claudia Leitte está sendo citada em um processo trabalhista que tramita na 75ª Vara do Trabalho de São Paulo, movido por um...

Wall Street cai conforme ameaças de tarifas de Trump provocam incerteza

As ações dos Estados Unidos caíram nesta sexta-feira (23), registrando uma perda semanal, depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, recomendou tarifas de 50%...

Olsen nega plano de mobilizar tanques para impedir posse de Lula

O comandante da Marinha, almirante Marcos Olsen, disse, nesta sexta-feira (23), que desconhecia qualquer plano de mobilizar tanques para impedir a posse do presidente...