Preço político para governo frear CPI do INSS será alto, afirma Dharma

O governo federal enfrenta um desafio significativo na tentativa de barrar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conforme análise do cientista político Creomar de Souza, CEO da consultoria de análise de risco político Dharma, durante participação no programa WW Especial.

Segundo o cientista político, “governos têm uma capacidade de destruição de pautas que é sempre muito maior do que a capacidade de construção de pautas”. No entanto, ele ressalta que o custo político para frear esse processo tende a ser elevado.

O analista destaca a atual fragilidade do governo e a dificuldade em mobilizar capital político para negociar com um Congresso pouco disposto a se afastar de seus interesses corporativos.

“É um governo que está numa situação difícil, é frágil, diante de um Congresso que tem muito pouco interesse em se mover para longe dos seus próprios interesses corporativos”, afirma Souza.

Outro ponto levantado é a possível aderência da população à pauta da CPI. Embora as questões de corrupção tenham perdido densidade nas pesquisas de opinião pública recentemente, o surgimento desse escândalo pode reacender o interesse popular no tema.

O papel da oposição e a comunicação eficaz

Souza destaca o papel da oposição, especialmente na figura do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que demonstra uma “curva de aprendizagem significativa em termos de comunicação”. Essa habilidade comunicativa pode amplificar o “burburinho” em torno do caso, pressionando ainda mais o governo, avalia o CEO da Dharma.

Creomar de Souza conclui que, enquanto o governo “bate cabeça” na questão essencial de como ressarcir as pessoas afetadas pelo escândalo no INSS, a oposição ganha terreno na narrativa pública. Esse cenário complexo apresenta um dilema significativo para a administração federal, que precisa equilibrar a gestão da crise com a manutenção de sua base de apoio no Congresso.

WW Especial

Apresentado, excepcionalmente, por Caio Junqueira, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Preço político para governo frear CPI do INSS será alto, afirma Dharma no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

VEJA O VÍDEO: assessora demitida por Bocalom também acusa prefeito por assédio: “acabou com meus sonhos”

  https://youtu.be/_5EZeahHLcw?si=2M6yXDGpK6j18cQ_ Daniela Paiva de Oliveira, ex-assessora direta do prefeito Tião Bocalom, seria a segunda vítima que se tem conhecimento público de assédio moral na Prefeitura...

Vitinho lamenta lesões no Corinthians e abre o jogo sobre data de estreia

Apresentado oficialmente como reforço do Corinthians nesta quarta-feira (13), o atacante Vitinho lamentou os recorrentes problemas físicos que o elenco sofre na temporada. Neste...

Homem é baleado no rosto por motociclista enquanto passeava com o cachorro

Na manhã desta quarta-feira (13), um homem foi baleado durante uma tentativa de assalto enquanto passeava com seu cachorro, em Osasco, na Grande São...