Os pneus do carro devem sempre ser calibrados para rodar na pressão ideal. Fora das normas, além de prejudicar o consumo, os pneus podem não passar toda a segurança devida.
Segundo estudo da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), agência de segurança viária dos EUA, inflar corretamente seus pneus pode economizar até 11 centavos por galão em combustível (medida usada nos Estados Unidos).
Porém, ainda segundo a agência apenas 19% dos consumidores fazem o uso adequado da calibragem dos seus pneus. Isso significa que quatro em cada cinco consumidores estão desperdiçando dinheiro por causa de pneus com pouco enchimento.
No Brasil, a unidade de medida mais utilizada é a PSI. A sigla de três letras significa Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada.
Como saber?
Para saber qual a pressão ideal, é recomendado olhar em alguns locais. Segundo um material no site da Continental Pneus, há algumas formas de encontrar a PSI adequada para o pneu do automóvel.
“Você encontrará isso no manual do veículo no carro, dentro da tampa do depósito de combustível ou no batente da porta do motorista. Caso não encontre, consulte a concessionária, montadora ou profissional qualificado”, diz a empresa.

Em alguns carros mais novos e tecnológicos, há uma tecnologia que mostra a pressão dos pneus no painel de instrumentos. Apesar disto, sempre é importante fazer uma verificação.
“É recomendável verificar a pressão dos pneus a cada duas a quatro semanas, para garantir uma experiência de condução melhor e mais segura”, indica a Continental.
Vale a pena comprar pneus no supermercado? Entenda como fazer escolha