Prodígio da natação fica paraplégico após acidente durante aquecimento

Um acidente causou comoção entre os fãs de esporte na Argentina. Uma das principais promessas da natação no país, o jovem Matías Bottoni, de apenas 17 anos, ficou paraplégico após um incidente durante o aquecimento de uma competição no último sábado (10/5). Ele se chocou de cabeça com outro atleta dentro da piscina.

A competição acontecia em Buenos Aires, no Parque Roca. Matías e outros atletas praticavam a largada, mergulhando de cabeça na piscina. Em uma dessas tentativas um outro atleta cruzou a raia de Bottoni, que colidiu de forma brusca com  competidor, o que ocasionou a fratura em uma vértebra cervical do jovem nadador.

Inicialmente o nadador foi encaminhado ao Hospital Santojanni, mas acabou transferido para o Hospital Italiano de Buenos Aires, onde realizou o tratamento de descompressão da coluna.

Após campanha de familiares em busca de doações, Matías Bottoni foi submetido a uma cirurgia para colocar uma prótese de substituição vertebral. O procedimento de alta complexidade já foi realizado. Mesmo com a intervenção médica rápida, não há expectativa de que o rapaz volte a andar.

Valeria Grimaux, mãe de Bottoni, comentou sobre o trágico acidente ao canal El Tres TV. “Nos disseram que não há possibilidade. Mas tudo depende da resposta neurológica dele. Estamos nos agarrando à fé”, afirmou.

O atleta terá acompanhamento psicológico e psiquiátrico durante o tratamento. Matías fazia parte da pré-seleção de natação da Argentina e era uma das apostas na disputa do Pan-Americanos Júnior de Assunção, em 2025.



Fonte: Metrópoles

Quaest: indicação de Zanin teve mais rejeição que a de Messias ao STF

A indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao STF (Supremo Tribunal Federal) registra menor nível de rejeição do que a nomeação do ministro...

Quaest: 51% discordam de dificultar impeachment de ministros; 33% concordam

A maioria dos brasileiros se posiciona contra a proposta que dificulta o impeachment de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), segundo pesquisa Genial/Quaest. O levantamento...

Retrospectiva 2025: reorganização, IA e celular proibido nas escola

A educação nas escolas brasileiras passou por mudanças relevantes em 2025. O uso do celular foi proibido na sala de aula e no recreio,...