Com os dias ficando mais curtos e as temperaturas começando a cair em várias regiões do Brasil, o fim do outono se aproxima. Em 2025, o inverno começa no dia 20 de junho, às 23h42 (horário de Brasília), e segue até 22 de setembro, às 15h19, marcando o início da primavera. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
‘Inverno em 2025 não terá frio extremo’
Em entrevista à Globo Rural, a meteorologista da Nottus, Desirée Brandt, afirma que a estação será marcada por um cenário de neutralidade climática — ou seja, sem a atuação dos fenômenos El Niño ou La Niña.
“Essa neutralidade deve persistir durante o outono e o inverno, e isso aumenta a chance de entrada de massas de ar polar. Costumo dizer que é como se a neutralidade deixasse a porteira aberta para essas massas de origem polar”, explica Desirée.
O meteorologista e especialista em clima Williams Bini também reforça que o período de neutralidade climática aumenta o risco de geadas no Centro-Sul do Brasil. Embora não haja previsão de eventos extremos, ele alerta: “as condições climática macro são mais favoráveis para esse tipo de ocorrência”.
Outro fator importante são as temperaturas. Em anos de neutralidade climática, há uma maior chance de entrada de massas de ar frio, o que eleva o risco de geadas — especialmente nas regiões Centro e Sul.
A preocupação é maior entre produtores de culturas mais sensíveis ao frio, como o café, que sofreu perdas expressivas com uma geada em 2021 — também registrada em um cenário de neutralidade climática.
Veja como será o inverno na sua região
Sul: os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem enfrentar as temperaturas mais baixas do país, podendo chegar a 0ºC ou até menos nas áreas mais elevadas. São esperadas geadas frequentes, além de possibilidade de chuva congelada e neve.
- Sudeste: devido à proximidade com a região Sul, o Sudeste também terá noites frias e tardes mais amenas. As temperaturas mais baixas devem ocorrer nas regiões serranas e no interior de São Paulo e Minas Gerais.
- Centro-Oeste: a principal característica do inverno na região Centro-Oeste será a grande variação entre as temperaturas do dia e da noite. Os dias tendem a ser quentes, enquanto as noites serão frias, especialmente no Mato Grosso do Sul.
- Norte e Nordeste: por estarem mais afastadas das frentes frias, essas regiões devem apresentar pouca oscilação térmica durante o inverno, mantendo temperaturas elevadas ao longo da estação.
- Globo.com