Quem é Giane Justo, “patriota pró-anistia dos golpistas, apoiador de Alan Rick, condenado por afogar a ex-mulher na caixa d´água

Houve um comoção na rede social após a notícia, dada em primeira mão por oseringal, neste domingo, sobre o segundo júri popular do mototaxista Giani Justo de Freitas, que matou a engenheira Sílvia Raquel, sua ex-mulher. Esta segunda-feira, 26, é o primeiro de dois dias de julgamento.
Pelo crime ocorrido em 2014, Giani foi preso e condenado a 19 anos em regime fechado, no primeiro julgamento. O MP, insatisfeito, recorreu e a sentença foi reformada, A pena subiu para 24 anos de prisão.
Sílvia era lotada no Imac e também lecionada na FAAO (Faculdade da Amazônia Ocidental)
O advogado Sanderson Moura conseguiu uma ordem do STJ que anulou o Júri, alegando que duas testemunhas chave de defesa não foram ouvidas.
Chama atenção, porém, o histórico de ativismo político de Giani, teoricamente defensor da família, apontado como um dos líderes de manifestações de direita, como o que ocorreu dias atrás, sob a organização do senador Alan Rick, no Hall da Assembléia Legislativa, em defesa da anistia aos réus, no STF, apontados como golpistas e atentadores contra a Democracia Brasileira.
O movimento, pouco prestigiado no Acre, correu simultâneo a outros ainda mais tímidos, país afora, afim de pressionar o Congresso a pôr em votação a proposta (algo improvável) que perdoa aliados de Bolsonaro que destruíram as sedes dos 3 poderes, em 8 de janeiro de 2023.
O jornalista Altino Machado fez um breve histórico sobre o perfil de Giani, que deve ter a condenação confirmada pela hediondidade com que tirou a vida da engenheira.
Abaixo, o relato do jornalista, feito na noite deste domingo:

Esta é a última aparição pública do bolsonarista Giani Justo de Freitas, no começo de abril, quando o fotógrafo Jardy Lopes, do AC 24Horass, registrou a presença dele ao lado do senador Alan Rick, no hall da Assembleia Legislativa, em que se declaravam “verdadeiros patriotas” e pediam anistia aos presos e condenados durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Giani Justo de Freitas, um dos principais militantes bolsonaristas do Acre, assassinou a mulher, a engenheira civil Silvia Raquel Mota, em 2014. Ela era minha amiga e costumava conversar comigo no Facebook, bem como um irmão dela, agente da Polícia Federal.

Silvia foi encontrada morta numa caixa d’água na casa dela, em 19 de agosto de 2014. Foi assassinada por asfixia mecânica, ou seja, afogamento, e o marido, autor do crime, foi preso e condenado a 19 anos de prisão,

em 2019.

O Ministério Público do Acre recorreu da sentença, a Câmara Criminal acatou o recurso e aumentou a pena do réu para 24 anos.

O advogado Sanderson Moura, defensor de Giani, recorreu da decisão com a alegação de que duas testemunhas, mesmo com as solicitações feitas, não chegaram a ser ouvidas à época do julgamento, o que teria causado prejuízo ao seu cliente. Em novembro de 2023, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu anular o júri.

O assassino terá que enfrentar novo Júri Popular. A expectativa é que as duas testemunhas sejam ouvidas no plenário da 2ª Vara do Tribunal do Júri.

Nesta segunda-feira, 26, primeiro dia de julgamento, serão ouvidas as testemunhas de acusação e defesa do processo. No segundo dia, acontece o interrogatório do réu e os debates entre o promotor e os advogados.

Que a justiça seja, desta vez, plena e justa, para que este crime — fruto de um ato cruel e deliberado — receba a resposta que a sociedade e a memória de Silvia merecem.

É fundamental que o culpado seja responsabilizado, condenado novamente e receba a pena justa, considerando toda a gravidade dos atos: o homicídio premeditado e a tentativa de ocultar o crime não podem permanecer impunes.

ATUALIZAÇÃO: O caso é tão absurdo, surreal e indigno que o homicida recebe pensão por morte da própria esposa assassinada.

Ver tradução

Carrie está “mais madura e evoluiu” no amor, diz Sarah Jessica Parker à CNN

A terceira temporada de “And Just Like That…” estreia nesta quinta-feira (29) na HBO Max. Produzida e estrelada por Sarah Jessica Parker, a série...

IOF: Hugo e Alcolumbre criticam falta de diálogo com governo

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), elevaram o tom contra o aumento no Imposto sobre...

João Fonseca em Roland Garros: horário e onde assistir à segunda rodada

O tenista brasileiro João Fonseca disputa a segunda rodada em Roland Garros, nesta quinta-feira (29), contra o francês Pierre-Hugues Herbert, número 147 do mundo....