Recursos do aumento do IOF são necessários, diz Alckmin

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta sexta-feira (30) que a arrecadação prevista com o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é necessária para garantir o equilíbrio das contas públicas em 2025.

Alckmin foi questionado por jornalistas se o governo pretende manter o decreto que eleva o IOF ou apresentar uma proposta alternativa ao Congresso Nacional.

“Os recursos são necessários. Se houver uma proposta melhor, deve-se discutir, mas essa medida foi bastante debatida e é importante”, disse.

Segundo o vice-presidente, o governo está preocupado com o nível atual da taxa básica de juros, e a elevação do IOF pode contribuir para evitar novos aumentos da Selic.

“O que nos preocupa é a taxa de juros, que está muito elevada. Essa medida do IOF visa justamente evitar uma alta maior da Selic e pode até ajudar na sua queda mais rápida”, afirmou Alckmin.

Após anunciar o aumento do IOF como medida arrecadatória para tentar garantir o cumprimento da meta fiscal, o governo passou a enfrentar pressão do mercado e de parlamentares, que reagiram negativamente à proposta.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), deu um prazo de 10 dias para que a equipe econômica proponha uma alternativa.

A exigência veio após a insatisfação de parlamentares com o aumento do tributo e a ameaça de derrubada da proposta pelo Legislativo, o que comprometeria os cálculos da equipe econômica. O governo espera arrecadar cerca de R$ 18 bilhões em 2025 com a medida.

Ana Maria Braga passeia com Volkswagen Fusca 63; conheça modelo

Conhecida por dirigir um SUV de luxo, avaliado em quase R$ 2 milhões, a apresentadora Ana Maria Braga surpreendeu os fãs neste sábado (2)...

Lucas Guimarães desabafa após separação de Carlinhos Maia

O influenciador Lucas Guimarães, 31, voltou a desabafar neste sábado (2) sobre a separação do influenciador Carlinhos Maia, 34, uma semana após a decisão. No...

Digno de Oscar: goleiro protagoniza cena inusitada na Série D; veja

A vitória do Mixto-MT sobre a Portuguesa, por 1 a 0, em jogo válido pela segunda fase da Série D, protagonizou uma cena inusitada. Ao...