Redução de preços do diesel da Petrobras não chega aos postos, diz CEO

As reduções de preços do diesel feitas pela Petrobras em suas refinarias não estão chegando aos consumidores finais, nos postos, uma vez que distribuidoras e revendedoras estão aproveitando para elevar suas margens, afirmou a presidente da petroleira, Magda Chambriard, nesta terça-feira.

A companhia realizou, desde de 1º abril, três reduções no preço médio do diesel vendido em suas refinarias a distribuidoras na esteira de um mergulho dos preços do petróleo Brent no último mês, somando um corte total de 45 centavos por litro.

“Quando a gente aumenta o preço de um combustível, esse aumento vai para a ponta imediatamente. Quando a gente reduz o preço do combustível, raramente ele chega na ponta e, quando chega, não chega a 100%”, disse Chambriard, em coletiva de imprensa durante a OTC em Houston.

Segundo ela, a queda recente de preços que houve nos postos “não é sequer a metade” da primeira redução feita pela Petrobras neste ano em 1º de abril.

“O que a gente tem visto, no frigir dos ovos, é aumento de margem… não da nossa, (mas) das distribuidoras e da revenda.”

Chambriard destacou que a Petrobras vendeu a BR Distribuidora (hoje chamada Vibra Energia), em um passado recente, e, por isso, perdeu acesso ao mercado na ponta. “Quando se vendeu a BR, a gente também perdeu esse instrumento de controle”, afirmou.

Existe um problema estrutural na economia do mundo, diz professor

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Redução de preços do diesel da Petrobras não chega aos postos, diz CEO no site CNN Brasil.

Equatorianos rejeitam bases estrangeiras e nova Constituição em referendo

Após um referendo impulsionado pelo governo do presidente do Equador, Daniel Noboa, milhares de equatorianos rejeitaram a permissão para a instalação de bases militares...

Enem 2026 passa a avaliar aprendizagem do ensino médio

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será utilizado, a partir de 2026, como instrumento de avaliação da qualidade do ensino médio no país. O...

Chile: Kast surpreende e diferença para Jara é de 2 pontos no 1º turno

A candidata Jeannette Jara, da coalizão da esquerda, e José Antonio Kast, do Partido Republicano, disputarão o segundo turno das eleições presidenciais do Chile,...