RS instala barreiras sanitárias para fiscalizar casos de gripe aviária

Sete barreiras sanitárias foram instaladas em MontenegroRio Grande do Sul, nesse sábado (17). A medida, implementada pelo Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), visa conter o foco de influenza aviária confirmado no município.

Relembre: Governo confirma primeiro caso de gripe aviária em granja de Montenegro (RS)

As barreiras operam em um raio de três e dez quilômetros do foco, com funcionamento 24 horas. A ação conta com o apoio da Patrulha Ambiental da Brigada Militar e da Prefeitura de Montenegro.

Além das barreiras sanitárias, o DDA realizará visitas a cerca de 540 propriedades rurais no raio de dez quilômetros do foco da influenza aviária. O objetivo é realizar avaliações e ações de educação sanitária.

O Comando Ambiental da Brigada Militar apoia a operação, controlando veículos nas barreiras e realizando patrulhas na área dos perímetros.

Estado de emergência declarado no RS

O Governo do Rio Grande do Sul declarou estado de emergência em saúde animal nesse sábado (17), conforme publicado no Diário Oficial do Estado. O decreto, com validade de 60 dias, visa controlar os focos de influenza aviária de alta patogenicidade em municípios próximos ao raio de Montenegro.

Relembre: quase 17 mil aves morreram em granja por gripe aviária, diz governo do RS

Segundo Francisco Lopes, diretor-adjunto do DDA, as barreiras têm o propósito de isolar o foco da gripe aviária, controlando caminhões com cargas de maior risco.

“Trabalhamos com dois raios, um de três quilômetros, onde vão ter duas barreiras de desinfecção e uma de bloqueio; e outro de dez quilômetros, onde serão montadas mais quatro barreiras de desinfecção”, explicou.

A Brigada Militar auxilia no controle da circulação de veículos e pessoas, com o objetivo de isolar completamente o foco do vírus. A corporação também alerta a população para que respeite os bloqueios, as barreiras sanitárias e as orientações dos policiais militares e agentes de Defesa Sanitária Animal.

Este conteúdo foi originalmente publicado em RS instala barreiras sanitárias para fiscalizar casos de gripe aviária no site CNN Brasil.

Infarto fulminante Mata servidor do TJ Acre 5 minutos após ele substituir colega em partida de futebol

Um servidor de carreira de Justiça do Acre, morreu quando disputava um campeonato de futebol amador na categoria sub-50, na manhã deste domingo, 18, no...

Falso policial é preso em Salvador com réplica de pistola

Em uma ação ousada, um homem foi preso por se passar por policial, em Salvador. O flagrante por uso de documentos falsificados aconteceu na...

Estudo encontra plantas resistentes ao calor em morros do Espírito Santo

Um estudo realizado em quatro inselbergs (afloramentos rochosos) do estado do Espírito Santo, na região Sudeste do Brasil, identificou 26 espécies de plantas lenhosas,...