Saiba 6 alimentos saudáveis para combater o intestino preso

O intestino preso, também chamado de constipação intestinal, é uma condição que pode prejudicar o bem-estar físico e emocional. Ele se caracteriza pela dificuldade ou infrequência na evacuação, fezes endurecidas, sensação de evacuação incompleta e, muitas vezes, inchaço abdominal. Além disso, é comum que a pessoa vá ao banheiro menos de três vezes por semana ou sinta esforço excessivo para evacuar.

As causas da prisão de ventre são variadas e, algumas vezes, pode estar associada a hábitos de vida, como baixa ingestão de líquido e de fibras, além de falta de atividade física regular.

Todavia, pode também estar ligada a outros fatores, como o uso de determinados medicamentos, quadros como depressão e ansiedade, doenças metabólicas, como diabetes e hipotireoidismo, além de doenças neurológicas.

Leia também

A alimentação tem papel essencial no funcionamento do intestino . Incluir alimentos ricos em fibras e manter uma boa hidratação ajudam a regular o trânsito intestinal, pois elas aumentam o volume e a umidade das fezes, facilitando sua eliminação.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário recomendado para adultos é de, no mínimo, 25 g de fibras.

Veja a lista de alimentos saudáveis para combater o intestino preso na notícia completa no site Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Doença misteriosa: Saúde investiga causa de 2 mortes em Minas Gerais

O surto de uma doença misteriosa em São Francisco, no Norte de Minas Gerais, colocou autoridades de saúde em alerta. Ao menos 20 pessoas...

Natalie Kuckenburg: conheça a brasileira noiva do ator de “Vampire Diaries”

A modelo Natalie Kuckenberg, 25, revelou que foi pedida em casamento pelo ator Paul Wesley, 42, astro da série “The Vampire Diaries“. A noiva,...

Soldados de Israel abrem fogo e deixam 32 mortos em Gaza, diz ministério

Soldados de Israel atiraram contra moradores da Faixa de Gaza que buscavam alimentos, matando pelo menos 32 pessoas, segundo o Ministério da Saúde palestino...