Saiba 6 alimentos saudáveis para combater o intestino preso

O intestino preso, também chamado de constipação intestinal, é uma condição que pode prejudicar o bem-estar físico e emocional. Ele se caracteriza pela dificuldade ou infrequência na evacuação, fezes endurecidas, sensação de evacuação incompleta e, muitas vezes, inchaço abdominal. Além disso, é comum que a pessoa vá ao banheiro menos de três vezes por semana ou sinta esforço excessivo para evacuar.

As causas da prisão de ventre são variadas e, algumas vezes, pode estar associada a hábitos de vida, como baixa ingestão de líquido e de fibras, além de falta de atividade física regular.

Todavia, pode também estar ligada a outros fatores, como o uso de determinados medicamentos, quadros como depressão e ansiedade, doenças metabólicas, como diabetes e hipotireoidismo, além de doenças neurológicas.

Leia também

A alimentação tem papel essencial no funcionamento do intestino . Incluir alimentos ricos em fibras e manter uma boa hidratação ajudam a regular o trânsito intestinal, pois elas aumentam o volume e a umidade das fezes, facilitando sua eliminação.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário recomendado para adultos é de, no mínimo, 25 g de fibras.

Veja a lista de alimentos saudáveis para combater o intestino preso na notícia completa no site Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Rio tem recorde de tiroteios por disputa entre facções em 2025

Com 154 registros, o primeiro semestre de 2025 bateu recorde na série histórica de tiroteios entre grupos armados na região metropolitana do Rio de...

Diretor da PF diz que ameaça de Eduardo será incluída em inquérito

O diretor-geral da PF (Polícia Federal), Andrei Rodrigues, disse que vai incluir as falas do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em relação a servidores...

Violência armada cresce no Recife, Salvador e Belém, segundo relatório

O primeiro semestre de 2025 registrou aumento no número de tiroteios e de vítimas baleadas em disputas entre grupos armados nas regiões metropolitanas de...