Saiba qual é a fruta que protege o coração e fortalece os ossos

Apesar de ser uma fruta importada, proveniente da Ásia e popular na Nova Zelândia, o kiwi conquistou os brasileiros e se tornou comum na rotina. O amor é tanto que o pé já foi domesticado e cresce em vasos, canteiros e até muros no Brasil.

O kiwi é rico em potássio, magnésio e vitamina B6 — os três elementos estão relacionados à produção de melatonina, o hormônio do sono, e induzem o relaxamento do consumidor.

Segundo a nutricionista Adriana Stavro, que atende em São Paulo, o kiwi é uma das melhores frutas para ajudar na regulação do sono. “A nutrição desempenha um papel importante para a qualidade do sono. Pessoas com dificuldades para dormir ou que despertam várias vezes durante a noite devem buscar alimentos ricos em B12, B6, ácido fólico, triptofano e magnésio”, apontou em entrevista anterior ao Metrópoles.

Ela aponta ainda que dietas ricas em vitamina C, um nutriente presente em boa quantidade no kiwi, estão associados a uma redução de até 34% do risco de fraturas de quadril. O nutriente é essencial para a produção de colágeno, que contribui para a saúde dos ossos e do coração.

A fruta também está relacionada à melhora do ânimo, de acordo com um estudo publicado em dezembro de 2023 no British Journal of Nutrition. Segundo o levantamento, a vitalidade e o humor são melhorados em quatro dias de consumo e se o kiwi for ingerido todos os dias, o pico de satisfação fica entre o 14° e o 16° dias.

Foto colorida de um kiwi - Metrópoles
O kiwi possui características que podem ajudar na noite de sono

Como plantar a fruta

O kiwi é uma trepadeira e demora entre três e cinco anos para dar frutos depois do início do cultivo. Para plantar, basta extrair as sementes de um kiwi, lavá-las e colocá-las em um papel-toalha fechado em um pote bem fechado mantifo na geladeira por 20 dias. Quando o broto aparecer, ele pode ser transferido para um solo ácido, rico em matéria orgânica e bem aerado.

O kiwi precisa de ambientes de sombra parcial, pouca incidência de vento e espaço para escalar para se desenvolver. “A planta exige suporte para crescer, por isso o ideal é o plantio próximo de cercas, muros ou estruturas de madeira. Além de garantir estabilidade, esses apoios organizam o crescimento e facilitam a manutenção”, explicou o engenheiro agrônomo Victor Pereira, de Brasília, também em entrevista anterior ao Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Senadores preparam “arsenal” e levam aos EUA até resposta sobre 25 de Março

A comitiva de senadores que começa a embarcar nesta sexta-feira (25) a Washington, capital dos Estados Unidos, preparou um “arsenal” de dados e argumentos...

Encomendas de bens de capital dos EUA têm queda inesperada em junho

As novas encomendas de bens de capital manufaturados nos Estados Unidos tiveram queda inesperada em junho, sugerindo uma retração nos gastos das empresas com...

Israel e EUA avaliam opções alternativas sobre Gaza e Hamas, diz Netanyahu

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel está considerando “opções alternativas” para resgatar os reféns do Hamas e pôr fim ao regime...