A imagem do presidente da França, Emmanuel Macron, tendo o rosto empurrado pela primeira-dama, Brigitte Macron, na noite de domingo (25), no momento do desembarque no Vietnã, chamou a atenção.
Nas imagens vemos somente a mão da Brigitte empurrando o rosto do líder francês que chega a cambalear para trás, em seguida o casal desembarca do avião em Hanói, capital do Vietnã.
Horas depois, falando com repórteres, Macron abordou o vídeo diretamente, refutando as especulações que ele gerou.
“Há um vídeo em que me vejo brincando e provocando minha esposa, e de alguma forma isso se torna uma espécie de catástrofe geoplanetária, com pessoas até inventando teorias para explicar”, afirmou o presidente.
O casal se conheceu quando Brigitte dava aulas a Macron no ensino médio, ela com 39 e ele com 15 anos.
Saiba quem é a primeira-dama da França
Brigitte Marie-Claude Macron nasceu em 13 de abril de 1953 em Amiens.
Ela tem três filhos do primeiro casamento (Sébastien, nascido em 1975, Laurence, nascido em 1977, e Tiphaine, nascida em 1984) e sete netos.
Emmanuel Macron a conheceu na escola secundária La Providence, em Amiens, cidade a 120 km de Paris, durante uma oficina de teatro que ela liderou. Os dois se casaram em 20 de outubro de 2007 em Le Touquet.
Mestre em Letras, Brigitte iniciou a carreira em Paris, retornando a Amiens em 1991, lecionou francês e latim na escola onde o atual presidente estudava.
A primeira-dama parou de dar aulas em 2015.
Apoio ao marido
A partir de 2016, Brigitte juntou-se ao marido na campanha presidencial. Emmanuel Macron foi eleito presidente em maio de 2017.
Após a posse, o líder francês assinou uma “Carta de Transparência relativa ao estatuto do cônjuge do Chefe de Estado” em agosto do mesmo ano. Pela primeira vez, o papel da esposa do chefe de Estado é definido.
Segundo o governo francês, seu trabalho visa a inclusão de pessoas com deficiência, a proteção da criança e o combate ao bullying escolar.
Em junho de 2019, Brigitte Macron foi eleita presidente da Fundação Hospitais de Paris-Hospitais da França. A instituição trabalha para melhorar a vida diária de pacientes, cuidadores e profissionais de saúde.
-
1 de 6Presidente da França, Emmanuel Macron, e sua esposa, Brigitte Macron, posam lado a lado antes de um jantar de Estado com o presidente da Itália no Palácio Presidencial do Eliseu, em 5 de julho de 2021, em Paris, França • Chesnot/Getty Images
-
2 de 6Primeira-dama da França, Brigitte Macron, durante o Fórum Geração Igualdade, no Palácio do Eliseu, em 1º de julho de 2021, em Paris, França • Aurelien Meunier/Getty Images
-
3 de 6Emmanuel Macron e esposa Brigitte Macron desembarcam no Vietnã para a primeira etapa da viagem ao Sudeste Asiático. Imagem mostra empurrão da primeira-dama • REUTERS
-
-
4 de 6Presidente da França, Emmanuel Macron, ao lado de sua esposa, Brigitte Macron, depois de ser reeleito • 24/04/2022. REUTERS/Benoit Tessier
-
5 de 6Presidente da França, Emanuel Macron, e sua esposa, Brigitte Macron, chegam para o funeral de Estado da Rainha Elizabeth II na Abadia de Westminster, em 19 de setembro de 2022, em Londres, Inglaterra • James Manning – WPA Pool/Getty Images
-
6 de 6Presidente da França, Emmanuel Macron. • REUTERS
-