Saiba quem é Brigitte Macron, primeira-dama que deu empurrão no presidente

A imagem do presidente da França, Emmanuel Macron, tendo o rosto empurrado pela primeira-dama, Brigitte Macron, na noite de domingo (25), no momento do desembarque no Vietnã, chamou a atenção.

Nas imagens vemos somente a mão da Brigitte empurrando o rosto do líder francês que chega a cambalear para trás, em seguida o casal desembarca do avião em Hanói, capital do Vietnã.

Horas depois, falando com repórteres, Macron abordou o vídeo diretamente, refutando as especulações que ele gerou.

“Há um vídeo em que me vejo brincando e provocando minha esposa, e de alguma forma isso se torna uma espécie de catástrofe geoplanetária, com pessoas até inventando teorias para explicar”, afirmou o presidente.

O casal se conheceu quando Brigitte dava aulas a Macron no ensino médio, ela com 39 e ele com 15 anos.

Saiba quem é a primeira-dama da França

Brigitte Marie-Claude Macron nasceu em 13 de abril de 1953 em Amiens.

Ela tem três filhos do primeiro casamento (Sébastien, nascido em 1975, Laurence, nascido em 1977, e Tiphaine, nascida em 1984) e sete netos.

Emmanuel Macron a conheceu na escola secundária La Providence, em Amiens, cidade a 120 km de Paris, durante uma oficina de teatro que ela liderou. Os dois se casaram em 20 de outubro de 2007 em Le Touquet.

Mestre em Letras, Brigitte iniciou a carreira em Paris, retornando a Amiens em 1991, lecionou francês e latim na escola onde o atual presidente estudava.

A primeira-dama parou de dar aulas em 2015.

Apoio ao marido

A partir de 2016, Brigitte juntou-se ao marido na campanha presidencial. Emmanuel Macron foi eleito presidente em maio de 2017.

Após a posse, o líder francês assinou uma “Carta de Transparência relativa ao estatuto do cônjuge do Chefe de Estado” em agosto do mesmo ano. Pela primeira vez, o papel da esposa do chefe de Estado é definido.

Segundo o governo francês, seu trabalho visa a inclusão de pessoas com deficiência, a proteção da criança e o combate ao bullying escolar.

Em junho de 2019, Brigitte Macron foi eleita presidente da Fundação Hospitais de Paris-Hospitais da França. A instituição trabalha para melhorar a vida diária de pacientes, cuidadores e profissionais de saúde.

PF acorda Bolsonaro: escritório político do ex presidente também tem buscas e apreensões

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta sexta-feira (18/7), mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília. Segundo apurou...

Incêndio atinge concessionária de carros de luxo na Barra da Tijuca

Um incêndio atingiu uma concessionária de carros de luxo na Avenida das Américas, principal via da Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio...

Mãe de Eliza Samúdio recebe pertences da filha 15 anos após o crime

A mãe de Eliza Samúdio divulgou, nesta quinta-feira (17), que recebeu da Justiça alguns pertences da filha 15 após o assassinato da jovem. Em uma...